Um público de aproximadamente 100 pessoas, entre representantes de instituições de ensino, agências de emprego e empresas, participou na última sexta-feira, 22/03, do “I Encontro de Parceiros para o Programa Acessuas Trabalho”, no Adamastor Centro. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, contou com as presenças do secretário da Pasta, Alex Viterale, representando o prefeito Guti, da secretária-adjunta Claudia Papotto, da assessora Lara de Araujo, da Secretaria Nacional de Inclusão Social Produtiva Urbana, entre outros.
Segundo Viterale, o Acessuas Trabalho visa facilitar o acesso das pessoas de baixa renda e usuárias da Assistência Social ao mercado de trabalho, por meio de oficinas de preparação para o mundo do trabalho, cursos de qualificação profissional e encaminhamentos para oportunidades de empregos. Ele ressaltou também o papel das parcerias com instituições civis para que as pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham acesso ao trabalho. “Nós precisamos ter parceiros porque só o poder público não consegue ir muito longe. Nossos braços são curtos e necessitamos muito de colaboradores e parcerias”, afirmou o gestor.
A importância da integração intersecretarias foi abordada pela secretária-adjunta. “O programa Acessuas, além de unir as Secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social e do Trabalho, faz com que nessa integração as famílias assistidas tenham oportunidade de crescimento e independência financeira”, disse Claudia.
Participaram ainda do evento a secretária do Trabalho, Telma Cardia, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Elen Farias, membros do Legislativo, gestora do CIEE, Simone Lopes, diretora da Natasha Franco Vieira, Marisa Fumanti, entre outros.
Acessuas Trabalho
O Acessuas Trabalho é o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, do governo federal e executado pelos municípios, que visa dar autonomia às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social e usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração de ações e políticas públicas, às oportunidades de trabalho. Para participar, é necessário ter entre 16 e 59 anos e que a família seja acompanhada pelo CRAS – Centro de Referência da Assistência Social e esteja inscrita no CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais.
Desde abril do ano passado, quando a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social retomou o Programa Acessuas Trabalho, foram realizados 1.427 atendimentos, que resultaram em oficinas e cursos de qualificação profissional com 255 participantes, outros 42 foram encaminhados às oficinas de aprendizagem do Programa Jovens Aprendiz e dez inseridos no mercado de trabalho.
Serviço
Informações sobre Programa Acessuas Trabalho:
CRAS Centro (avenida Brigadeiro Faria Lima, 375, 2º andar) ou demais unidades do CRAS (endereços: https://www.guarulhos.sp.gov.br/centro-de-referencia-da-assistencia-social-cras)
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30