Os candidatos que se declaram opositores ao prefeito Guti (PSD) em Guarulhos saíram derrotados nas urnas neste domingo, dia 2 de outubro. Vereadores de partidos de oposição, além do deputado federal Eli Correa Filho (União Brasil), que disputou a Prefeitura contra Guti em 2016, não conseguiram votos suficientes para se eleger.
Alguns deles tiveram votação bastante baixa, insuficiente até para conquistar uma vaga na Câmara Municipal. Quase todos propagaram em seus materiais de campanha e em discursos em carros de som pelos bairros da cidade suas diferenças em relação à atual administração, valendo-se de críticas ao prefeito, como principais bandeiras de seus mandatos.
Os derrotados nas urnas, ligados à oposição, foram os vereadores Janete Pietá (PT), Professor Rômulo (PT), Edmilson Souza (PSOL), Laércio Sandes (União Brasil), Márcia Taschetti (PP), que disputaram uma vaga na Assembleia Legislativa.
Os perdedores que tentaram um lugar na Câmara Federal foram os vereadores Lucas Sanches (PP) e Leandro Dourado (PDT), este último com 6.278 votos em Guarulhos, votação suficiente para se reeleger no Legislativo municipal.
Outros críticos à administração municipal que foram muito mal nas urnas, mas não têm cargo eletivo, se destacam o ex-vereador Rafa Zampronio (PSB), que disputou a estadual assim como Alex Bueno (PDT), com 883 votos conquistados em Guarulhos.
Somam-se a estes o deputado federal Eli Correa Filho, que perde o mandato depois de frequentar o Congresso Nacional por oito anos seguidos, depois de ser deputado estadual em três legislaturas. Na cidade em que disputou e perdeu a Prefeitura em 2016 teve 9.466 votos.