O velho sonho de Guarulhos contar com linhas de Metrô ligando a cidade até São Paulo ganha um novo capítulo. Antiga promessa do Governo do Esado, a proposta jamais foi viabilizada e todos os projestos foram sendo postergados. Agora, surge uma nova luz no fim do túnel, segundo reportagem publicada nesta quinta-feira, pelo jornal Folha de S.Paulo.
O jornal informa que a antiga promessa de estender a linha 2-verde do metrô até Guarulhos poderá ser viabilizada, já que a gestão Geraldo Alckmin (PSDB) estuda conceder esse ramal à iniciativa privada.
A proposta de viabilizar a expansão da linha – da Vila Prudente à Dutra, com 14 km e 13 novas estações – foi incluída em apresentação da direção da companhia obtida pela Folha. Ainda segundo o jornal, a idéia é confirmada por Clodoaldo Pelissioni, secretário de Transportes Metropolitanos. "Acertando as linhas 6-laranja e 17-ouro, além da linha 18-bronze, a linha 2 tem projeto pronto, algumas desapropriações já executadas. Então acho que pode ser."
Com licença ambiental emitida desde 2012 e contratos assinados desde setembro de 2014, as obras de expansão da linha 2-verde rumo à zona leste têm sido adiadas desde 2015. Em janeiro deste ano, a gestão tucana postergou para dezembro a fase inicial dos trabalhos.