Finalmente, o Aeroporto Internacional de Guarulhos começa a entrar no século 21. Que pese o atraso insano pela falta de investimentos, aliada a contratações irregulares e ações desastrosas de governos anteriores, o maior sítio aeroportuário da América Latina e o mais importante do Brasil, nas mãos da iniciativa privada, começa a dar os primeiros passos rumo a tão necessária modernidade.
Conforme anunciaram ontem os novos “donos” do Aeroporto que assumiram neste ano o lugar da inoperante Infraero, o aeroporto de Guarulhos terá hotel 5 estrelas, shopping e poderá receber aviões de maior porte após a reforma de ampliação. Os trabalhos de fundação no local onde ficará o novo terminal do aeroporto começaram finalmente. Nunca é demais lembrar que esse Terminal 3 já deveria estar pronto há tempos, mas as obras esbarraram em concorrências fraudulentas que beneficiavam determinados grandes consórcios de empreiteiras. O dinheiro público enterrado ali jamais será recuperado.
Infelizmente, para Guarulhos, a terceira pista – esta sim garantiria um maior desenvolvimento ao município – foi sepultada pelo ex-presidente Lula, em 2007, em uma canetada providencial do ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim. Diante dos novos ares, sabe-se agora que o terminal 3 será apenas para voos internacionais e terá capacidade para receber 12 milhões de pessoas/ano. Por sorte – uma exigência do governo federal, que o concedeu à iniciativa privada – ele deve estar pronto até a Copa-2014.
O plano de ampliação do Aeroporto é bem extenso e compreende quase uma década de obras. Mas é bom para Guarulhos saber que serão construídos três hotéis, sendo um cinco estrelas, no interior do terminal, e outros dois – de três e quatro estrelas – nas proximidades. O local também deverá ter uma espécie de shopping de luxo, com grifes nacionais e internacionais, e um terminal de ônibus.
Também está prevista a construção de um monotrilho para ligar o Terminal 4, o famoso puxadão hoje utilizado pela WebJet ao restante do complexo, onde estará instalada a estação da CPTM, o famoso Trem de Guarulhos, que finalmente sai do papel.