Cidades

Problemas com prestadoras de serviços lideram ranking de reclamações do Procon

Dia Internacional do Consumidor, comemorado nesta quinta, marca várias conquistas

Problemas com instituições financeiras, administradores de cartões de crédito, planos de saúde e serviços de telefonia móvel e fixa estão no topo do ranking de reclamações da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Guarulhos – no entanto a instituição não pode fornecer os números referentes às demandas.

Segundo o diretor do Procon, Jorge Wilson, mesmo com o grande volume de reclamações ainda falta a conscientização da população em buscar as melhorias. "É necessário que o consumidor entenda que deve exigir os seus direitos, independente de qual seja o problema. Muitas vezes as pessoas acham que o infortúnio que elas estão enfrentando é pequeno e pode ser deixado de lado, contudo o que é suportável para uns é um grande problema para outros", afirmou Wilson.

O Dia Internacional do Consumidor, comemorado hoje, marca várias conquistas para a população, como a portabilidade dos planos de saúde, por exemplo. Outras ações também refletem o trabalho desenvolvido pelo órgão em todo o estado, como a decisão do Procon de São Paulo em suspender pelos próximos três dias as atividades dos sites de e-commerce Americanas.com, Submarino e Shoptime.

De acordo com estudo da MITI Inteligência, as três lojas virtuais estão entre as empresas mais reclamadas na internet. Além disso, o estudo avaliou empresas reclamadas de todos os setores de mercado e constatou que, em 2011, os serviços de telefonia, e-commerce e TV por assinatura se mantiveram entre os segmentos mais reclamados, assim como em 2010, mas o destaque fica por conta dos sites de compras coletivas, que entraram nesse ranking de insatisfação dos usuários.

O Dia Internacional dos Direitos do Consumidor surgiu em 1983 como uma homenagem à declaração sobre a defesa dos interesses dos consumidores do ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, feita ao Congresso Americano em 15 de março de 1962.

Instituições realizam atividades para comemorar dia do consumidor

Como parte das comemorações da data, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) presenteará os consumidores que forem aos supermercados e adquirirem pelo menos cinco itens, com uma sacola reutilizável. A ação foi determinada pelo TAC – Termo de Ajustamento de Conduta assinado em 3 de fevereiro pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, Procon-SP e APAS e faz parte das várias ações de conscientização dos consumidores que os supermercados se comprometeram em realizar até 3 de abril.

Além disso, o calçadão da Dom Pedro receberá duas ações importantes para comemorar a data. A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), com o apoio do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE-Guarulhos), realizará a partir das 10h, o Feirão do Imposto. O evento tem por objetivo principal informar, de forma transparente, a população acerca da alta carga de impostos pagos sobre todos os serviços e bens de consumo.

Já o Procon Itinerante retomará suas atividades oferecendo assessoria aos consumidores, que poderão tirar dúvidas e fazer reclamações relativas aos seus direitos.

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