Cidades

Procon Guaruhos oferece apoio aos superendividados

Apesar do percentual de endividados no país ter atingido a média mais baixa em 2014 com relação a 2010, muitas famílias ainda se encontram neste perfil. Este problema precisa de acompanhamento e estudo de cada caso para que possa ser resolvido. É por isso que o Procom oferece as pessoas um acompanhamento que vai além de uma assessoria, e é considerado um tratamento.
 
O Programa de Apoio ao Superendividado (PAS) começou em 2006 e se reestruturou em 2012. Cerca de 4.300 pessoas já foram beneficiadas. Em média hoje 70% dos participantes tem sucesso em suas negociações.
 
“Gostei de saber desta novidade, eu estou começando a ter dificuldades para dormir por este motivo e com certeza vou procurar saber mais”, contou Thais Silva, de 32 anos, promotora de vendas, moradora do bairro dos Morros. Ela teve o nome incluído no Serasa há dois anos por falta de pagamento em um cartão de loja.  “A divida era pequena, mas como não paguei, agora está muito fora do meu orçamento”. Márcia conta que neste mesmo período começou a cursar faculdade e o valor que poderia usar para quitar a dívida está sendo usado para os estudos.
 
O principal objetivo do PAS é auxiliar os consumidores que estão passando pelo grave problema de endividamento, através de palestras de orientação financeira e também o auxilio das renegociações. As pessoas atendidas pelo PAS contrariam dívidas com financeiras, bancos, administradoras de cartão de crédito e de consumo, como água, luz, telefone.
 
O primeiro passo é a Triagem, onde são selecionadas as pessoas que precisam do auxilio do projeto. “Nós verificamos as condições. Em primeiro lugar a pessoa precisa ter uma renda, estar sem condições de pagar a divida na forma como o credor quer e está dívida não pode ser divida fiscal ou divida de sentença julgada”, explicou Diógenes Donizete, coordenador do Programa.
 
Diógenes explica que o programa é mais que uma assessoria é um tratamento onde é possível descobrir porque a pessoa se endividou e buscar nas raízes, tudo começa com uma entrevista que pode durar até 2h para entender a fundo o problema. Para isso é preciso verifica os gastos, o que pode ser cortado e quais dividas devem ser priorizadas.
 
Para completar a orientação, o participante assistr a uma palestra com duração aproximada de 3h30 de conscientização. “Nesta palestra os endividados aprendem como funciona o sistema financeiro brasileiro, as práticas bancárias e como funciona o programa na última etapa. Nós ajudamos a entrar em contato com os credores para renegociar a dívida, processo demora até 90 dias”, contou Diógenes.
 
As negociações apresentam situações adversas. “Existem pessoas que não conseguem pagar por não ter condições ou por ser uma dívida nova e ainda não é o momento para negociação, os participantes ficam satisfeitos mesmo que não gere um acordo imediato, ele terá toda uma orientação financeira para que possa deste momento em diante tomar os devidos cuidados, saber o que é uma notificação extrajudicial como funciona os contratos de crédito”, completou Diogenes.
 
 
 
 
Serviço:
 
 
Programa de Apoio ao Superendividado (PAS)
Central de Soluções de Conflitos
10h às 17h
Rua Barra funda, 930 – 2º Andar – São Paulo
3824-7069
 
 
Guarulhos
Procon Central
Av. Salgado Filho, 494
Fone: 2468-0008
 
 
Procon – Regional Cumbica
Endereço: Av. Sargento da Aeronáutica Jaime Regalo Pereira, 201
 
Procon – Regional Pimentas
Endereço: Av. Capão Bonito, 53 – Cjto Marcos Freire
 
Procon – Regional São João
Endereço: Av. Coqueiral, 100
 
 
 

Posso ajudar?