Período de bastante expectativa para comerciantes e consumidores, a Black Friday, módulo comercial implantado pelo comércio varejista com preços abaixo do praticado durante boa parte do ano, não registrou nenhum tipo de problema para os consumidores guarulhenses, segundo o Procon. Em 2015, foram 12 questionamentos.
Entre estas 12 denúncias do ano passado durante o período da Black Friday, o Procon de Guarulhos recebeu como principais reclamações a falta do produto adquirido em estoque para pronta entrega. Em outras regiões as cinco principais foram propaganda enganosa, divergência de valores, problemas na finalização da compra, produto indisponível e promoções.
Diferentemente do último ano, o Procon de Guarulhos afirma não ter recebido nenhum tipo de reclamação do consumidor em relação a qualquer infração cometida pelo comércio varejista. A instituição de defesa do consumidor também orienta em casos de divergências realizar o registro da mesma em qualquer unidade do Procon. A Black Friday ocorreu entre os dias 25, 26 e 27 do último mês.
O estabelecimento que não atender ao cumprimento de ofertas/publicidades, serão autuados de acordo com a Lei Federal n.º 8078/90 (Código de Proteção e Defesa do Consumidor). A primeira edição do Black Friday no Brasil aconteceu no ano de 2010 com 50 lojas do varejo nacional, apenas na internet.