Cidades

Procura o Procon

A entrada de Adriana Afonso (PMN) na disputa pelo cargo de vice na chapa do deputado estadual Jorge Wilson (PRB) para a Prefeitura de Guarulhos pode gerar alguns desdobramentos desagradáveis neste período de pré-campanha. Reza a “lenda” que o Xerife, no afã de atrair partidos, andou prometendo o mesmo cargo para mais de um pretendente. Márcio Nakashima (PRP) e José Pereira (PDT), talvez, tenham que buscar seus direitos em algum órgão de proteção ao consumidor.
 
 
Com quem andas
 
Surge mais um nó para a pré-campanha do deputado Eli Correa Filho (DEM) desatar. O principal aliado neste período de pré-campanha é o PMDB, hoje na Presidência da República, mas ao mesmo tempo o partido – depois do PT – a sigla mais citada nas investigações da Lava Jato. Para piorar um pouco o quadro, o pedido de prisão dos principais caciques da legenda – senadores Renan Calheiros e Romero Jucá, ex-presidente José Sarney e deputado Eduardo Cunha – soa muito mal para quem caminha ao lado deles.
 
 
Sabe tudo
 
Durante audiência na Câmara Municipal na semana passada, o secretário municipal de Comunicação, Eder Pascoal, deixou claro que a Prefeitura não tem muita consideração com a mídia local, tanto que deve para os mais diferentes veículos de comunicação de Guarulhos, inclusive valores contratados em 2014. Ele afirmou que a cidade tem poucos veículos de imprensa, emissoras de rádio e muito pouco acesso à TV. “Isso nos obriga a investir mais pesado em outros veículos que não têm tanta penetração, como a internet, por exemplo, e temos que utilizar a mídia de São Paulo, que é muito cara”.
 
 
 
Atrás do rabo
 
Ao utilizar verbas públicas para tentar manter o controle político da mídia local, já que tem muita gente que aceita essa condição, a Secretaria de Comunicação acaba se tornando refém de uma armadilha que ela própria armou. Para piorar, ao deixar de pagar em dia os serviços contratados, o que é frequente, não tem a habilidade necessária para lidar com situações bastante constrangedoras e que atingem diretamente a imagem do prefeito Sebastião Almeida e de seu partido, o PT.
 
 
 
Fornecedores nas ruas
 
Fornecedores dos mais diferentes tipos de serviços relacionados às campanhas eleitorais estão percorrendo comitês e sedes de partidos para oferecer seus produtos. Com as diversas restrições impostas pela Justiça em relação ao pleito deste ano, surgem por todos os lados “gênios”, apresentando soluções miraculosas, mas a preços um tanto salgados. Quem trabalha de forma séria, por outro lado, também percebeu a oportunidade e vem ganhando espaços ao praticar valores muito mais palpáveis e próximos à realidade. 

Posso ajudar?