Política

PRODUTIVISMO – Mutirões da profissionalização

Trabalho sobre o Produtivismo, desenvolvido pelo deputado federal Carlos Roberto (PSDB)

Produzir mais, melhor e mais barato:

o caminho para garantir o

desenvolvimento sustentável do Brasil.

Em paralelo com a educação profissionalizante inserida nos currículos do ensino fundamental e médio, o poder público deve proporcionar, em regiões específicas e conforme as demandas locais, cursos profissionalizantes ou de línguas estrangeiras de curta duração, para atender às necessidades pontuais do setor produtivo.

Os “mutirões da profissionalização” podem ser realizados em parcerias com clubes, igrejas, associações de classe e sindicatos, que cederiam suas instalações físicas gratuitamente para a realização das aulas. Escolas técnicas, por sua vez, a exemplo do que ocorre com o programa Vencer, em São Paulo, colocariam à disposição do mutirão profissionais capacitados, como professores e estagiários, para ministrarem as aulas.

O poder público atuaria como agente fomentador e organizador dos cursos, sem precisar desembolsar verba alguma, contribuindo para a formação profissional, sempre com os olhos voltados aos princípios do Produtivismo. Afinal, com pessoal devidamente capacitado, as empresas teriam melhores condições de diminuir custos, a fim de trilhar o trinômio “mais, melhor e mais barato”.

 

Posso ajudar?