Professor de Harvard, o físico norte-americano Eric Mazur lançou nesta quarta-feira, 05, nas instalações do Eniac, o livro Peer Instruction (Aprendizado entre pares). A obra retrata de métodos para melhorar a forma ou modelo de aprendizado, além de facilitar a comunicação entre alunos e professores. De acordo com o autor, o estudante aprende na prática e não apenas pela audição.
Mestre das ciências exatas, Mazur aponta a física como instrumento importante na construção de espaços propícios para facilitar a compreensão do conteúdo apresentado, em especial, nas salas de aula. Dessa forma, segundo ele, o professor deixa de ser protagonista e transfere esta condição ao aluno, que pende a ter maior facilidade em obter o conhecimento quando está em grupo.
“Ele não aprende ouvindo e sim aplicando. O espaço é fundamental. Basicamente desse jeito ele coloca o aluno no centro das atenções e nos métodos tradicionais o professor é o centro. É difícil você colocar, principalmente os alunos e engajar um com o outro. Nisso praticamente muda o cenário de aprendizado e tem capacidade de trazer coisas novas”, explicou o físico Eric Mazur em entrevista ao GuarulhosWeb.
A sua proposta requer que o aluno tenha determinados comportamentos e postura do estudante em relação a forma ou maneira que o mesmo possa absorver o conhecimento à ele proporcionado. Uma delas está relacionada ao fato de intensificar o estudo em casa para que possa dinamizar as aulas e aumentar a interação entre aluno e professor. Mas ele também afirmou que essa maneira pode ser perigosa por que depende do comprometimento de todos os envolvidos neste processo.
Já o diretor de Inovação e Novos Negócios do Colégio e Faculdade Eniac, Fernando Domingues, ressalta que esta é uma oportunidade para implementar novos mecanismos nesta relação entre aluno e professor, que tem como maior objetivo difundir o conhecimento, que possa facilitar a sua aplicação na prática.
“Vamos fazer avaliações mais eficientes para pode engajar os alunos no processo de aprendizado e poder medir o real desempenho do aluno. E conseguir avaliar se realmente ele aprendeu ou não. É uma oportunidade única de aprender metodologias inovadoras e revolucionar a experiência educacional”, encerrou.