Cidades

Professor do Eniac integra Banda Música do Silêncio em Portugal

Grupo realizará, de 18 a 23 de setembro, workshops de músicas em escolas na região do Alentejo

A Banda Música do Silêncio, formada por alunos surdos e ouvintes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, estará em Portugal, de 18 a 23 de setembro, para a realização de diversos workshops de músicas em escolas na região do Alentejo, além de um concerto. O professor de Música do Eniac, Rafael Monteiro, também estará nesta apresentações, que acontecem em quatro cidades portuguesas: Coimbra, Cuba, Vidigueira e Évora.

“É um orgulho participar da Banda Música do Silêncio, pois a música não escolhe classe social, cor ou credo. Com os alunos deficientes auditivos e visuais no grupo, faz com que nós sejamos ainda mais perseverantes em nossa profissão. A música mudou a minha vida e eu acredito muito que a música mudará as pessoas que precisam”, diz o professor Monteiro.

Criado em 2005 pelo Maestro Fábio Bonvenuto, a Banda Música do Silêncio é um projeto de inclusão social pela música que envolve as escolas Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), do Tremembé, Zona Norte de São Paulo, e a escola para surdos Escola Municipal de Educação Especial (EMEE) Madre Lucie Bray, do Jaçanã, também Zona Norte da capital.

O projeto possibilitou que alunos surdos da Madre Lucie Bray aprendessem a tocar diferentes instrumentos de percussão.  Apesar de não ouvirem a melodia que produzem, esses alunos experimentam a música vibrar. Num círculo de percussão, eles juntam os diversos tipos de tambores, como as congas, atabaques, djembês, ashiko, surdo e bateria. Além dos 60 alunos surdos, 40 alunos ouvintes da Marechal Rondon utilizam instrumentos de sopro, corda e metal, complementando a banda.