Cidades

Professora dava aula em sala sem luz e sem forro dentro de sítio no Bambi há meio século

No dia 14 de setembro, com a entrega da nova instalação da EPG Mário Lago, no Parque Primavera, o prefeito Guti determinou o fim das “escolas de lata” em Guarulhos. Contudo, há quase meio século, a situação era ainda mais precária no município.

Reportagem publicada pelo Guaru News em 10 de outubro de 1973, portanto há 49 anos, mostrou a história da professora Áurea, que heroicamente alfabetizava crianças em um casebre improvisado dentro de um sítio no Mato das Cobras, entre os bairros de Bonsucesso e Capelinha.

Foto: Arquivo Histórico Municipal

Pouco distante da humilde sala de aula, havia uma olaria dentro do mesmo território. No local moravam 15 famílias e nas redondezas outras 12. Áurea, admitida em caráter temporário, enfrentava a dificuldade das crianças ainda não acostumadas com a determinação de um profissional em ensiná-los, mas, sobretudo, com a precariedade das instalações, sem luz e sem forro.

Nas proximidades da região na qual Áurea se dedicava, atualmente está instalado o Ceu Residencial Bambi, composto por quadra poliesportiva, piscina, Centro de Incentivo à Leitura, salas multiuso, telecentro, playgroud, auditório e saguão externo para atividades diversificadas.

Posso ajudar?