Ao longo desta semana a Secretaria de Educação de Guarulhos promove a 2ª edição da Parada Pedagógica, com cerca de 6 mil professores da rede municipal de ensino. A ação formativa oferece aos participantes a exibição de uma série de filmes, que têm como foco a educação em direitos humanos, tema pautado na proposta curricular da rede.
O evento, que conta com mediação e debate, começou na terça-feira (28) e segue até esta quinta-feira (30) em diversos espaços públicos e privados da cidade, entre os quais os CEUs Ponte Alta, Vila São Rafael, Bonsucesso e São Domingos, além da FIG-Unimesp, do Sesc Guarulhos e do Adamastor. Entre os filmes apresentados estão O Garoto Selvagem, Milagre na Cela 7 e Seremos História?.
A Parada Pedagógica registrou intensa participação de professores de todas as unidades escolares, que se debruçaram em reflexões, análises e diálogos sobre o fazer pedagógico, com base nas concepções estabelecidas nos textos introdutórios da proposta curricular municipal.
Para a diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (Doep), Solange Turgante, a experiência cinematográfica possibilitou aos educadores elementos para a compreensão do espaço escolar para além dos desafios e dos acontecimentos cotidianos, e que estão por trás de suas manifestações.
“A essência da Parada Pedagógica é o distanciamento da rotina diária e do fazer mecânico. Seu foco é o nosso fazer profissional e, por isso, essa ferramenta formativa é de grande importância para que possamos refletir sobre o que cada um de nós faz dia após dia para transformar o nosso fazer pedagógico e o modo como enxergarmos o espaço escolar”, explicou Solange.
Para conduzir as importantes reflexões nesse espaço formativo, sem perder de vista o papel de educador em constante transformação, as equipes técnicas do Doep conduziram diversas mediações e promoveram debates sobre os assuntos abordados durante a exibição dos filmes.