Os professores da pública de ensino da cidade participaram na última quinta-feira de uma visita monitorada ao aterro sanitário do Cabuçu. O objetivo foi promover a sensibilização dos docentes com relação ao consumo consciente e descarte correto dos resíduos.
O passeio, promovido pelo Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria de Serviços Públicos, contou com uma palestra que abordou, dentre outros temas, o descarte irregular, a coleta domiciliar e em submoradias, os resíduos gerados por pequenos e grandes geradores, os diversos tipos de resíduos e suas diferentes destinações. Além disso, eles tiveram a oportunidade de conhecer os procedimentos feitos com o chorume para evitar contaminação do solo e a transformação do gás metano em gás carbono (menos poluente).
Outro ponto de destaque foi a apresentação do Programa Coleta Seletiva Solidária, que visa a redução da geração de resíduos através da reutilização para reciclagem e reinserção no processo produtivo. No ano passado, o projeto arrecadou mais de 1,76 mil toneladas de resíduos recicláveis secos.
Em funcionamento desde 2001, o aterro sanitário é destinado a receber e acomodar os resíduos sólidos domiciliares durante o tempo necessário para a sua decomposição natural. Segundo o Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos elaborado pela Cetesb em 2010 o local possui nota 9,8, numa escala de 0 a 10, um dos melhores do estado.
As visitas monitoradas são abertas, desde que com prévio agendamento, a escolas, universidades, associações ou qualquer grupo organizado, que contenha no mínimo 15 e no máximo 35 pessoas, com idade mínima de 10 anos. Os interessados devem encaminhar e-mail para [email protected] com cópia para [email protected], contendo as seguintes informações: nome da entidade solicitante, motivo da visita, quantidade e idade média dos participantes, dias de preferência para a visita e contato para resposta (e-mail e telefone).