Esportes

Profissionalização: Presidente da AD defende uso espaços públicos pelos pequenos clubes

A partir do próximo ano, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) pretende implantar o Sistema de Licenciamento de Clubes com o objetivo de padronizar e profissionalizar os 900 clubes de futebol do País. O presidente da AD Guarulhos, Ricardo Agea, defendeu o uso de estruturas públicas para a manutenção dos clubes de pequeno porte, além de afirmar que a cidade de Guarulhos conta com requisitos para atender as exigências propostas pela entidade que regula o futebol brasileiro.
 
“Nós nos utilizamos das praças públicas e nós não somos os únicos. O Botafogo no Rio de Janeiro, que usa o Engenhão, e os clubes baianos usam estrutura pública. O que eles estão falando é sobre uma melhor estrutura, capacitação, mas não é a infraestrutura que vai tirar a AD Guarulhos fora de uma competição, até porque usamos a estrutura da cidade e a CBF entende que isso é possível”, justificou.
 
Um dos aspectos a serem avaliados, o cumprimento do prazo para pagamento de salários, é um daqueles problemas que tiram o sono dos dirigentes do Índio guarulhense ano a ano. Para equacionar os frequentes problemas com atraso e até falta de repasse da remuneração trabalhista, o clube encontrou em eventos isolados, como a promoção de vendas de feijoada, a alternativa pontual para minimizar o quadro financeiro crítico da agremiação.
 
Entretanto, seu mandatário revelou que o Guarulhos segue quitando dívidas trabalhistas nos últimos anos, mas sem revelar qualquer valor. Ele também destaca que a atual dívida do clube é inferior ao seu valor, porém, não soube precisar quanto vale. Apenas justificou que este pode ser próximo da quantia cobrada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para filiação de clubes e outras movimentações administrativas.
 
“Como qualquer lugar do Brasil e do mundo, Guarulhos atende todos esses requisitos através da municipalidade. Não é o único time que tem estádio cedido pelo município ou que tem praças esportivas cedidas pelo município para utilização. Guarulhos é uma cidade muito grande e que tem praças esportivas maravilhosas como o Cícero Miranda e o Antônio Soares de Oliveira. Guarulhos está preparado para atender essas exigências”, explicou Agea.
 
Ele também ressaltou que a estrutura fornecida pela municipalidade é capaz de atender as exigências propostas pela CBF e que por representar a cidade no futebol profissional é pouco provável que o Índio possa ser desamparado das competições profissionais. “A gente usa, utiliza e tem autorização para usar o Cícero Miranda. O Guarulhos é um time profissional que representa a cidade, então, não tem como nos negar isso. O Antônio Soares de Oliveira é municipal e tem uma concessão ao Flamengo, que a gente também se utiliza dele”, concluiu. 

Posso ajudar?