Cidades

Programa da Consul premia duas microempreendedoras de Guarulhos

Duas microempreendedoras de Guarulhos foram selecionadas e premiadas para o programa de geração de renda Usina do Trabalho, do Instituto Consulado da Mulher, ação social da Consul, fabricante de eletrodomésticos e acessórios para cozinha e lavanderia
Com o objetivo de estimular o empreendedorismo feminino na cidade, a CPM fez a inscrição delas no edital da entidade de acordo com requisitos estabelecidos: serem empreendimentos coletivos; administrados por mulheres; princípios de autogestão, solidariedade e cooperativismo. Mary House Eventos e Bolofoto's foram as duas microempresas contempladas com o programa. Localizadas nos bairros Jardim Vila Galvão e Jardim Santa Mena, respectivamente, são especializadas no setor de alimentação.
 
 
Além de ser premiada com R$ 5.000 para investimentos na melhoria das condições de trabalho, cada iniciativa receberá a doação de eletrodomésticos da marca Consul, curso em gestão e economia solidária e assessoria do consulado da Mulher pelo período de dois anos. Os recursos beneficiarão diretamente 10 mulheres e suas respectivas famílias.
 
 
A prestação de contas do dinheiro do prêmio recebido será acompanhada pela Agência de Desenvolvimento de Guarulhos (AGENDE), que fará a intermediação entre o Consulado e as beneficiárias.
 
 
Para Maria Helena Gonçalves, da CPM, a seleção das contempladas na cidade deve trazer resultados muito positivos. “Essas experiências são importantes, pois o poder público não pode resolver todos os problemas individualmente. É necessário também as iniciativas da sociedade. E o nosso papel é articular a população para essas ações”, conclui.
 
 
Instituto Consulado da Mulher
 
 
O Instituto Consulado da Mulher tem como missão assessorar empreendimentos populares protagonizados por mulheres, com aporte de conhecimentos e recursos que viabilizem a geração de renda e a qualidade de vida. A iniciativa beneficia 1.806 mulheres e suas famílias. Desde a fundação, em 2002, mais de 30 mil pessoas foram atendidas.
 
 
Premiada
 
 
Há um ano e meio, Gislaine Bento, 35 anos, resolveu abrir o próprio negócio e escolheu a área de confeitaria por já ter conhecimento do setor. Criou a Bolofoto's na casa da sócia, Eliane Cristina da Silva, 35 anos, no Jardim Santa Mena. Como tinha pouco conhecimento sobre finanças, resolveu aprender mais em curso gratuito ministrado sobre o tema na Casa da Mulher Clara Maria IV, da CPM, localizada na Vila Galvão. “Foi muito bom. Aprendi muito”, diz Gislaine. Solucionado esse problema, surgiu outro. A falta de recursos para investir na compra de utensílios e na divulgação. “Todo o lucro que tínhamos estava destinado ao pagamento dos três funcionários”, lembra.
 
 
Gislaine ficou sabendo do programa do Instituto da Consul por meio das funcionárias da CPM, que fizeram sua inscrição. “Agradeço à Prefeitura por ter intermediado o processo. Talvez não tivéssemos ido atrás”, observa. As sócias não acreditaram quando foram selecionadas. “Foi uma surpresa”, revela Gislaine. Com o prêmio pretendem comprar um forno industrial. Além dos R$ 5.000, ganharam dois freezers, um refrigerador de alimentos, purificador de água e fogão. “Finalmente vou poder pensar na expansão dos negócios e em obter lucro”, conta emocionada.
 
 
Serviço:
Endereços das Casas da Mulher Clara Maria
Centro: Rua Francisco Antônio de Miranda, 65 – Telefone: 2468-3569
Pimentas: Rua Alberto de Mello Seabra, 292 – Telefone: 2480-1060
Haroldo Veloso: Rua Agostinho dos Santos, 20 – Telefone: 2467-6445
Recreio São Jorge: Rua Margarida, 58 – Praça da Lua – Telefone: 2446-1756
Ponte Alta: Rua Dr. Mário Luiz Macca, 781 – Telefone: 2087-2788
Vila Galvão: Rua Brigadeiro Lima e Silva, 565 – Telefone 2086-2374