Cidades

Programa de ensino integral criado por Guti coloca Guarulhos em destaque no cenário nacional

Guarulhos está entre as experiências inspiradoras do país em Educação Integral, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de gestão pública e de projetos pedagógicos de educação em tempo integral.

O programa de ensino integral nas escolas municipais em Guarulhos foi implantada pelo ex-prefeito Guti, a partir de 2017. Até então, a cidade oferecia cerca de 600 vagas a crianças por meio de medidas judiciais. Em 2024, ao final do segundo mandato, Guarulhos já tinha mais de 30 mil alunos em ensino integral nas unidades municipais.

O ex-prefeito também foi responsável por acabar com o terceiro turno nas escolas municipais. Hoje, as unidades que não contam ainda com ensino integral têm no máximo dois turnos de aulas, o que aumentou o tempo das crianças em sala de aula.

Ao todo, segundo informou a Prefeitura de Guarulhos nesta terça-feira, foram selecionadas 739 experiências de 25 estados e 714 municípios, dos quais 15 capitais, iniciativas que farão parte do mapa interativo de experiências, cujo lançamento está previsto para o mês de outubro.

A iniciativa contempla projetos relacionados ao caráter inspirador e o potencial de contribuição da experiência para a construção de políticas e práticas de Educação Integral, voltados à gestão democrática, currículo, práticas pedagógicas, territórios, saberes, diversidade, inclusão, equidade, entre outros.

Vale salientar que neste ano de 2025, sob a gestão do novo prefeito Lucas Sanches, não houve aumento no número de vagas em ensino integral. Também até hoje não foi divulgado qualquer projeto para aumentar o número de vagas para 2026.

O reconhecimento é parte do programa Escola em Tempo Integral, que fomenta a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7h diárias ou 35h semanais) em todas as etapas e as modalidades da educação básica. Essa medida proporciona a ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral.