O Programa Grupo Unido na Ação de Resistências ao Uso de Drogas – GUARD da Inspetoria de Patrulhamento e Ações Sociais Preventivas (IPASP), da Guarda Civil Municipal de Guarulhos, já capacitou guardas civis de cidades como Cajamar, Itaquaquecetuba, Rafard (próxima ao município de Porto Feliz), Suzano e Arthur Nogueira. No mês de setembro, foram capacitados GCMs da vizinha Arujá.
O GUARD é um programa que nasceu em 2006, tendo como missão levar a conscientização, educação, segurança e proteção à população, em especial à comunidade estudantil. O trabalho de conscientização alerta quanto ao perigo do envolvimento com as drogas. Já a educação reforça o aprendizado de cidadania e prevenção contra o uso de drogas e a prática de violência.
Dentre os diversos serviços oferecidos pela GCM, por meio do GUARD, existe o programa “Sementinha” que é voltado para crianças de oito a 11 anos, sendo utilizados para a sua formação, cartilhas, recursos audiovisuais, dinâmicas e canções.
O programa já beneficiou mais de 201.813 pessoas com palestras, cursos e eventos sócio-educativos. Só em 2018, cerca de 1.350 pessoas participaram de cursos, outras 4.800 de palestras e 6.150 de eventos diversos.