Cidades

Programa incentiva alunos a preservar a água e a descartar lixo de forma consciente

Programa Pfizer de Educação Ambiental encerra sua 13ª edição com a participação de quatro escolas estaduais e uma municipal
Água, o líquido da vida. A definição da ONU, no início do ano, que 2013 seria o “Ano Internacional de Cooperação pela Água” foi o norte para a 13ª edição do Programa Pfizer de Educação Ambiental, que realizou sua cerimônia de encerramento na quinta-feira, 24 de outubro, das 8h às 12h, no Ginásio do Pfizer Clube, em Guarulhos.
 
Na ocasião, cerca de 250 alunos do 1º ao 4º ano do ensino fundamental I de Guarulhos, representando seus demais colegas das escolas participantes, apresentaram trabalhos com o tema “Água: O Tesouro em Risco – Escola Sustentável Coopera com a Água”. Debates em sala de aula, leituras, produção de maquetes, cartazes e números de dança e teatro foram alguns dos resultados de um ano de aprendizado sobre esse importante recurso natural do planeta. Para a melhor orientação e supervisão dos trabalhos, dez professores e coordenadores foram capacitados pelo Programa.
 
Iniciado em 2001 por meio de uma parceria entre a Pfizer Guarulhos e a Diretoria de Ensino da Região Sul de Guarulhos e o CEAG (Centro de Educação Ambiental de Guarulhos), o Programa Pfizer de Educação Ambiental estreou nesta edição a parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Ao longo de sua trajetória, mais de 100 mil crianças participaram do projeto, composto por aulas, atividades, palestras e visitas a empresas que praticam ações eco-sustentáveis, tais como reciclagem de materiais e redução de consumo de recursos naturais.
 
As escolas estaduais E.E. Capistrano de Abreu, E.E. República da Venezuela, E.E. Victor Civita e E.E. Pastor João Nunes e a escola municipal EPG Bárbara Cristina foram as instituições participantes deste ano. Além das atividades previstas no Programa, foi dada continuidade à iniciativa, iniciada em 2012, de implantação de coletores nessas instituições para descarte consciente de pilhas e baterias. Por meio do descarte correto desses materiais, o meio-ambiente não é contaminado e ainda há a reciclagem de alguns de seus componentes.
 
As escolas que participaram do Programa Pfizer de Educação Ambiental em 2012 (E. E. Orlando Minella, E. E. Professor José Roberto Friebolin, E. E. Agostinho Cano, E. E. Professora Alayde Maria Vicente e E. E. Professora Laura da Purificação de Castro Mendes) também deram continuidade à iniciativa de descarte consciente de pilhas e baterias. No caso delas, a Pfizer Guarulhos organizou uma competição: a escola que recolher mais desses resíduos ganhará uma bicicleta Muzzicycles, que utiliza materiais sustentáveis, com o quadro construído do reaproveitamento de garrafas PET, que será sorteada entre os alunos.
 
De acordo com Patrícia Buffone, supervisora de Serviços Administrativos da Pfizer Guarulhos e coordenadora do programa, a ideia é envolver cada vez mais estudantes para a conscientização do descarte correto de pilhas e baterias. “Se ontem tivemos cinco escolas comprometidas, hoje temos dez e amanhã teremos 15. Com isso o projeto fará parte da cultura das instituições e, se possível, da cultura de cada indivíduo”, afirma. Na edição de 2012, 250 kg desses resíduos foram recolhidos e encaminhados para o descarte correto.
 
“Há treze anos, esse programa tem despertado o interesse dos alunos pela questão da preservação do meio ambiente. Hoje entendemos o Programa Pfizer de Educação Ambiental da fábrica de Guarulhos como um projeto educacional maduro e cabe a nós o investimento e o incentivo para que novas práticas possam contribuir, de forma ainda mais efetiva e duradoura, para a gestão ambiental da cidade de Guarulhos”, destaca Marcelo Luna, Diretor de Manufatura da Planta de Guarulhos.
 
Os melhores trabalhos de cada escola, de acordo com a escolha dos professores, foram apresentados no evento de encerramento. Cada escola recebeu um aparelho de som portátil e uma bicicleta Muzzicycles para serem sorteados entre os alunos. Eles receberam ainda um kit do programa e certificado de participação. Patrícia destaca uma novidade: “após o encerramento do Programa, além da exposição dos trabalhos nos dias 29 e 30/10/2013 para todos os colaboradores da Pfizer Guarulhos, este ano, os trabalhos também serão expostos para toda a comunidade de Guarulhos no período de 09 a 14/12/2013, no Teatro Adamastor no Centro de Guarulhos (Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo – Guarulhos – SP)”.

Posso ajudar?