Cidades

Programa Jovem Trabalhador mobiliza responsáveis de participantes

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (9), no Centro Municipal de Educação Adamastor, um encontro com pais e responsáveis pelos participantes do Programa Jovem Trabalhador. Na oportunidade, foram abordados assuntos pertinentes à relação familiar dos alunos, perspectivas dos programas oferecidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria do Trabalho e apresentação profissional dos cursos.
 
O programa oferece formação para Auxiliar Administrativo, em Logística, em Recursos Humanos, e em Serviços de Hotelaria; Impressor de Bandas Larga e Estreita; Marketing e Vendas; Montagem e Manutenção de Computadores; Organizador de Evento; Web Design e Design Gráfico e Robótica Industrial. Todas as turmas ainda têm aula de Marketing Pessoal e Inglês Básico.
 
A Secretária do Trabalho, Telma Cardia, conduziu a reunião e explicou a importância do programa. “Estamos aqui para estar junto com vocês e explicar qual o objetivo dos filhos de vocês estarem estudando. Não é por conta de um benefício, não é por conta do vale transporte, não é por isso. O mais importante para nós, é que os filhos de vocês sejam qualificados de verdade. Às vezes, a gente fala que não tivemos oportunidade, mas nosso filho vai ter. E tem de ter mesmo, só depende de cada um de nós”, afirmou Telma.
 
Já os psicólogos Claudia e Rildo, que fazem acompanhamento destes jovens, realizaram uma roda de conversa com os pais, que contaram que já conseguem identificar evolução no comportamento dos filhos no dia-a-dia. Segundo depoimentos, estão mais confiantes, aprendem muito com as experiências vivenciadas, com os trabalhos em grupo ou visitas técnicas proporcionadas pelos cursos, e destacaram outros aspectos positivos que esta formação vem tendo na vida deles. Ao final da apresentação, os pais escreveram mensagens motivacionais para os filhos. 
 
O programa
O Jovem Trabalhador abrange pessoas com idade entre 16 e 21 anos que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio e que residam em Guarulhos. É dada prioridade aos que possuem baixa renda familiar e estejam em condição de maior vulnerabilidade social. Os cursos têm duração de seis meses, com turmas de manhã e à tarde. São oferecidos bolsa-auxílio; vale alimentação; vale transporte e seguro de vida.
 

Posso ajudar?