Esportes

Programa Mais Futuro oferece aulas de judô no CEU Cumbica

Foto: Camila Rhodes/PMG

Uma modalidade que auxilia no equilíbrio, na flexibilidade, na velocidade, na agilidade, na força, na resistência e também contribui para o desenvolvimento intelectual e social. Por meio do Programa Mais Futuro, ação da Prefeitura de Guarulhos que promove cursos e atividades em espaços educativos da cidade, mais de cem alunos participam das aulas de judô no CEU Jardim Cumbica.

O esporte é considerado um dos melhores na formação inicial para as crianças e jovens de quatro a 21 anos, permitindo uma educação física integral e promovendo melhorias psicomotoras e de relacionamento com as outras pessoas dentro e fora da comunidade do judô. No CEU Cumbica os participantes são divididos em turmas e todas as faixas etárias são contempladas.

De acordo com o sensei Zeynon Nascimento, professor de judô dos CEUs Cumbica e Ponte Alta, a arte marcial é bastante conhecida pela disciplina e pelo respeito, que são aspectos bem trabalhados durante as aulas. “No judô não existem inimigos, e sim adversários, independentemente de quem ganhe o combate. Antes e depois da luta os alunos se cumprimentam, em forma de agradecimento por terem realizado uma disputa com seu companheiro de treino. É um esporte que possibilita o relacionamento saudável com outras pessoas, utilizando o jogo e a luta como um integrador dinâmico”, destacou o sensei.

Para Margareth Guedes Brito, mãe do aluno de judô Thiago José Brito, de oito anos, o esporte auxilia o filho desde a educação até a sua saúde. “O judô tem sido um excelente esporte para o desenvolvimento do meu filho. Além do judô, ele faz diversas atividades aqui no CEU Cumbica e também participa do EducaCEU. A cada semana percebo uma evolução e é muito bom ter oportunidades como essas para as nossas crianças”, disse a mãe.

O CEU Cumbica possui mais vagas para quem tem interesse em praticar o esporte. Os documentos necessários para realizar a matrícula são RG, CPF e comprovante de endereço. Para quem quiser obter mais informações, o CEU Jardim Cumbica está localizado na avenida Atalaia do Norte, 544, no Jardim Cumbica.

Programa Mais Futuro

Iniciativa da Secretaria de Educação, por meio do Programa Escola 360 em parceria com a Organização Social Realizar e Saber, o programa é uma ação que contribui para a aprendizagem de crianças, jovens e adultos ao mesmo tempo em que promove a qualidade de vida ao atuar como um agente de transformação social da população.

O Mais Futuro oferece mais de 20 mil vagas entre cursos e oficinas, divididos em 14 polos de atendimento. Ao todo são cerca de 200 cursos disponíveis para alunos da rede municipal e a população em geral.