Nesta sexta-feira (14), Dia Mundial de Combate ao Diabetes, o Programa Saúde na Escola (PSE) premiou os melhores trabalhos do biênio 2013/2014 desenvolvidos em parceria entre Saúde e Educação, dois deles sobre alimentação saudável, sendo que um já conseguiu reduzir o consumo de doces entre os estudantes envolvidos. A premiação aconteceu durante a 2ª Mostra de Experiências Exitosas do PSE, realizada no Adamastor Centro.
Foram premiadas com uma caixa de som amplificadora oito escolas da rede pública de ensino e oito Unidades Básicas de Saúde (UBS), pela execução conjunta de iniciativas que vêm contribuindo para melhorar a vida da comunidade. Uma delas é da Escola Mário Quintana junto com a UBS Paulista, trabalho que depois de várias abordagens com a comunidade escolar e familiares sobre obesidade e alimentação saudável, acabou por reduzir o consumo de doces entre os alunos.
“Embora a iniciativa tenha causado um impacto econômico negativo para o proprietário da doceira localizada em frente à escola, entendemos que a intervenção foi extremamente importante no âmbito da Saúde, uma vez que atingiu seu objetivo de conscientizar alunos e comunidade sobre a importância da adoção de uma alimentação saudável”, explicou a coordenadora do PSE pela Secretaria de Saúde, Cristina Passeri.
Ao todo, foram apresentados 19 trabalhos, sendo que oito foram premiados e os demais homenageados com menção honrosa. “Esse programa tem importância estratégica do ponto de vista da saúde da criança, pois vai determinar também a qualidade da saúde do adulto e do idoso, prevenindo e evitando doenças crônicas”, destacou o secretário de Saúde, Carlos Derman, na abertura do evento.
Premiação
As demais iniciativas premiadas foram: Projeto Contos e Pontos, sobre sexualidade (UBS Flo da Montanha e Escola Estadual Dona Brasílio Castanho de Oliveira); Projeto Educando Bons Hábitos Alimentares (UBS Jardim Vila Galvão e EPG Siqueira Bueno); Projeto Cultura da Paz, Caminho do Bem (UBS Vila Rio e EPG Selma Colalillo Marques), das Regiões de Saúde Centro e Cantareira
Nas Regiões São João-Bonsucesso e Cumbica- Pimentas foram premiados os projetos: Promoção da Cultura da Paz para Crianças (UBS Santos Dumont e EPG Darcy Ribeiro; Escola Preventiva (UBS Marcos Freire e EPG Pixinguinha) e Prevenção Através da Formação (UBS Jandaia e EPG Gianfrancesco Guarnieri), ambos de combate à violência e às drogas; além do Projeto Meu Lugar no Mundo (UBS Marinópolis e EPG Jorge Amado), que trabalhou durante o ano vários temas de Saúde, culminando com a Festa da Família na escola.
“Hoje é um dia muito feliz, porque além dos resultados positivos alcançados na comunidade, esse evento integra a 5ª Mostra da Educação, o que comprova o fortalecimento dessa parceria tão importante entre as Secretarias de Saúde e Educação”, concluiu a coordenadora do PSE pela Secretaria de Saúde, Cristina Passeri.