De 25 a 29 de abril, a Secretaria de Cultura, por meio da Escola Viva de Artes Cênicas, realiza o encontro "Novos Lugares para a Dança".
O evento, que acontece em comemoração ao Dia Mundial da Dança (29 de abril), terá apresentações gratuitas de espetáculos, intervenções, exibições de vídeos, jam sessions e debates sobre o fazer artístico dentro deste segmento.
Organizado pelo Núcleo de Dança da Escola Viva e com curadoria dos professores Ana Lúcia Gouveia e Felipe Cirilo, o encontro conta com a participação de diversas companhias sediadas em Guarulhos.
Com o intuito de promover debates e reflexões sobre "lugares possíveis" para a dança no mundo contemporâneo, a maior parte das apresentações acontece em espaços alternativos, e aquelas realizadas em palco tradicional buscam utilizá-lo de forma não-convencional.
Para encerrar o encontro, será realizado um fórum com as presenças das especialistas em dança para espaços alternativos e em site specific, Carmen Morais, do Núcleo Aqui Mesmo, e Claudia Palma, da InSaio Cia. de Arte.
Entre as companhias convidadas estão: Studio de Dança Flávia Medeiros, Escola de Dança Rita Camilo, Estúdio Aliento, Centro de Dança Yara Ciconi, Núcleo Extedoe, Cia. 3+Um, Cia. de Dança Araci Guerra, Cia. de Dança Khalina Aymelek, Feeling Cia. de Dança, Núcleo de Dança Luana Rodrigues, Grupo Metades, Grupo Cênico Retalhos Ululantes e Corpo Urbano em Movimento.
​As atividades acontecem no Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo) e os interessados devem retirar ingressos uma hora antes de cada sessão. Mais informações podem ser obtidas pelo email [email protected] ou pelo telefone 2087-4175​.
Sobre o Dia Mundial da Dança
​Celebrado em 29 de abril, o Dia Mundial da Dança foi instituído em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID), da Unesco. A data remete ao nascimento, em 1727, de Jean-Georges Noverre, um dos grandes nomes mundiais da dança. Coincidentemente, a data também marca o nascimento da fundadora do Ballet Stagium, Márika Gidali, bailarina húngara radicada no Brasil que revolucionou a dança em nosso país, inaugurando uma nova forma de fazer e de apreciar esta arte. Tradicionalmente, nesse dia diversas atividades são promovidas em escolas e outras entidades, sempre com o objetivo de divulgar a universalidade da dança e seu potencial de transgressão a barreiras políticas, culturais e étnicas.
Confira abaixo a programação completa:​
Dia 25 (sexta-feira)
19h30
Abertura com os espetáculos:
– Identidade – Escola Viva (Cia. Trio)
– Trechos de "Os quatro elementos" – Studio de Dançla Flávia Medeiros
– Vivências – Cia. de Dança Arlequim
20h40
– Jam Session
Dia 26 (sábado)
16 horas
– Exibição do filme "Pina” – Direção: Wim Wenders
18h30
– Entre muros e janelas – Escola Viva (Cia. Duo)
– Todo Al Compá – Estúdio Aliento
– Encontros e Desen… Quantos? – Escola de Dança Rita Camilo
– Trechos de repertórios de Ballet – Centro de Dança Yara Ciconi
– “Só” – Núcleo Extedoe
20h30
– Outros tantos – Cia. 3+Um
– Step for to Tap – Cia. de Dança Araci Guerra
– Entre oitos e shimmies – Cia. de Dança Khalina Aymelek
– Débora, a batalha da vida – Feeling Cia. de Dança
– Amor pra recomeçar – Escola Viva (Cia. Solo)
Dia 27 (domingo)
17 horas
– I-moralidade – Escola Viva (Cia. Hum)
– Fragmento de "Alice no País das Maravilhas" – Núcleo de Dança Luana Rodrigues
– Contraposições – Escola Viva (Cia. Dois)
18h30
– Depois da Parede – Grupo Cênico Retalhos Ululantes
19h40
– Jam Session
Dia 28 (segunda-feira)
19h30
– Entre Nós – Escola Viva (Cia. San)
– Fábrica dos Sonhos – Corpo Urbano em Movimento
20h30
– Jam Session
Dia 29 (terça-feira)
19 horas
– Fórum "Novos Lugares para a Dança", com Carmen Morais e Claudia Palma e mediação de Ana Lúcia Gouveia e Felipe Cirilo