Após o trabalho de mobilização no canteiro de obras da nova sede própria da Câmara Municipal de Guarulhos, a Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A) já iniciou os trabalhos de reforma no local. A empresa, que é responsável por 100% da obra, disponibilizou uma equipe exclusiva para tocar o projeto.
O trabalho de alvenaria já começou a ser levantado, como é caso dos banheiros que estão localizados na área que abrigará os gabinetes dos vereadores. Os funcionários estão realizando, também, a retirada de telhas e de toda a estrutura metálica.
O contrato para a reforma do prédio foi assinado no dia 19 de dezembro de 2017. O projeto, orçado em R$ 6.773.236,29 milhões, foi contratado com dispensa de licitação, já que a Proguaru é uma empresa de economia mista, trazendo maior agilidade na aprovação dos projetos junto a municipalidade. Outro detalhe importante é o fato de que os recursos públicos empenhados na reforma irão circular dentro do município, além de proporcionar mais transparência na condução das ações.
A nova sede própria do Legislativo, que está localizada na avenida Guarulhos, no antigo prédio que abrigava a empresa Tapetes Lourdes, será completamente acessível para pessoas com deficiência, contará com três entradas por ruas diferentes, todas elas com rampas de acesso, além de estacionamento para até 80 veículos. O plenário ficará no térreo e o prédio contará com dois elevadores.