Para comemorar o dia do gari alguns trabalhadores da Proguaru e, o boneco batizado como Proguarildo, distribuíram para as pessoas que estavam passando, no calçadão da rua Dom Pedro, sacolinhas para colocar em automóveis, com o intuito de conscientizar a população a não jogar lixo na rua e manter a cidade limpa.
"Acho bacana, deve-se pelo menos começar com uma iniciativa pequena.", afirma o atendente de lanchonete Paulo Silva dos Santos, de 20 anos.
O coletor de lixo, em São Paulo, João Manoel dos Santos, de 47 anos, também achou importante o incentivo de conscientização, além do trabalho dos garis. "Achei uma boa campanha, eu pedi para colocar no meu carro, porque a minha já está muito velha. E a limpeza da cidade depende de nós, e dos coletores, porque sem eles não sei como ficaria."
No último ano, os auxiliares de serviços gerais foram responsáveis pela varrição de mais de 174 milhões de metros quadrados de ruas e avenidas. Para atingir esse número contamos com cerca de 1700 trabalhadores, que além de varrerem as ruas realizam também capinagem, limpeza de bueiros, remoção de pequenos animais mortos, pintura de guias e lavagem de ruas. Os bairros mais distantes são atendidos por seis Centros Operacionais e a região central pela Gerência de Operações Centro, com funcionários revezando-se em diversos turnos.
O auxiliar Luis Gonzaga Pires, de 51 anos, afirma ter muito orgulho de sua profissão. "Eu só tenho que agradecer a minha equipe é muito boa, eu falo pro pessoal temos que orar e agradecer todo dia por mais um dia de trabalho e ter orgulho do que se faz."