Para comemorar o Dia do Gari e a proximidade da realização da Copa do Mundo no país, a Proguaru irá promover no dia 16 de maio, uma ação de conscientização no Bosque Maia, na avenida Paulo Faccini, no Centro, das 11h30 às 14h, com a apresentação de um painel educativo e uma bola com três metros de diâmetro e capacidade para armazenar 14m³ de lixo. Este é o volume que os 660 Garis da empresa recolhem a cada meia hora de trabalho nas ruas da cidade.
Com o tema ‘Não dê bola fora! Jogue o lixo no lixo’, a campanha tem como objetivo principal que a população dimensione, tendo a bola como parâmetro, o quão prejudicial é descartar seus resíduos irregularmente nas ruas e nos parques de Guarulhos. “A nossa ideia é que as pessoas percebam que o papel jogado na sarjeta é tão danoso ao meio ambiente quanto quem descarta caminhões de entulho pela cidade. O caminho para uma cidade mais limpa ainda é a educação e o respeito da população pelo trabalho dos Garis”, explicou José Luiz Ferreira Guimarães, diretor-presidente da Proguaru.
Também como parte da ação de valorização desses profissionais que trabalham com empenho varrendo as ruas de Guarulhos todos os dias, haverá a distribuição de sacolinhas de lixo para os munícipes e, em parceria com a Prefeitura, a instalação de 15 outdoors com o tema da campanha em pontos estratégicos da cidade.
Entrega dos novos uniformes – O dia 16 de maio também marcará o início da entrega dos novos uniformes aos trabalhadores da Proguaru. Em cerimônia a ser realizada na Sede da Proguaru, a partir das 8h30 da manhã, 350 kits – cada um com dois conjuntos e um guia rápido de cuidados do uniforme – serão entregues aos Garis.
O projeto de renovação dos uniformes contou com a participação efetiva dos funcionários/funcionárias e de seus familiares, que avaliaram a qualidade, o conforto térmico, a segurança, a lavagem das peças, a adequação no desempenho das atividades entre outros itens. “Mais do que proporcionar conforto e segurança aos trabalhadores, a implantação dos uniformes provocará também a elevação da autoestima de quem atua nas ruas. Isso porque estamos substituindo um conjunto cinza, que se camufla no ambiente urbano, por um uniforme azul, tornando o funcionário visível perante a sociedade”, explicou Eduardo Lucena, gerente de Recursos Humanos.
Uma das funcionárias selecionadas para representar os colegas durante a fase de testes dos novos conjuntos, a auxiliar de serviços gerais da Gerência de Operações Centro (GOC), Maria Santina, afirmou que se sentiu valorizada e reconhecida por poder contribuir na avaliação dos conjuntos. “A Proguaru é uma empresa que cuida dos funcionários e que faz o possível para nos deixar a vontade. A escolha dos uniformes é prova disso, estou orgulhosa de fazer parte dessa história”, finalizou. Prestadora de serviços da Prefeitura de Guarulhos, a Proguaru é responsável pela limpeza urbana do município há 34 anos.