Uma anunciada mudança no trânsito no final da avenida Tiradentes, em Guarulhos, na confluência com a avenida Otávio Braga de Mesquita, não está sendo muito bem assimilada por moradores e comerciantes da região. Alterações no tráfego nem sempre são bem vistas pela comunidade local, por mais que possam melhorar a fluidez no trânsito para milhares de motoristas que passam na região. Segundo a Prefeitura, passam pelo local mais de 50 mil veículos por dia. A mudança possibilitaria maior fluidez na região.
A alteração, divulgada por meio de faixas e painéis eletrônicos, dá conta de que nos próximos dias quem segue pela avenida Tiradentes no sentido do bairro não poderá mais fazer a conversão à esquerda na Otávio Braga, onde existe um tempo específico no semáforo para esta finalidade. A ideia seria garantir maior fluxo nos dois sentidos naquele cruzamento, já que o tempo a mais no farol, atrasa o trânsito tanto para quem utiliza tanto a Tiradentes como a Otávio Braga.
Porém, para proibir a conversão há a necessidade de adaptações no tráfego local, com a utilização de vias próximas para desviar o trânsito. A mudança mais significativa seria na avenida Comendador Wilson Talarico, que fica a cerca de 300 metros da Otávio Braga. Segundo as orientações da Prefeitura, os veículos, que incluem ônibus urbanos, já que diversas linhas municipais utilizam a conversão que ficará proibida, deverão acessar a Talarico à direita para chegar até a Otávio Braga, onde – aí sim – poderão poder convergir à esquerda.
O temor de moradores e comerciantes da região é que a Wilson Talarico não dê conta de todo o tráfego que passará a receber, já que contará com linhas de ônibus, novos pontos de parada em uma região que conta com uma escola particular que apresenta grande movimento nos horários de entrada e saída.
A rua Suiça não seria a única alternativa (além da Wilson Talarico) para se alcançar o sentido Taboão. Uma das opções é seguir pela rua Constantino Burato, virar à direita na rua Pedro Volpi e, em seguida, acessar a rua Senhora do Porto, chegando à Otávio Braga de Mesquita.
Outra alternativa é também seguir pela Constantino Burato, virar à esquerda na Padre Cláudio Arenal e, depois, novamente à esquerda na Carlos Korkischko, alcançando a Avenida Otávio Braga de Mesquita.
A Prefeitura não informou oficialmente sobre a mudança, nem mesmo quando seria implantada. Porém, há mais de 15 dias, faixas e painéis eletrônicos dão conta de que a alteração ocorrerá em breve.