Após altas nas semanas anteriores refletindo os temores com a expansão fiscal planejada pelo governo eleito, o mercado financeiro manteve a projeção para a taxa Selic no fim de 2023 em 11,75% ao ano no Boletim Focus divulgado na manhã desta segunda-feira, 12. Há quatro semanas a taxa esperada era de 11,25%. Para 2024, a projeção também permaneceu em 8,50%, de 8,00% há um mês.
Da mesma forma, considerando apenas as 30 respostas dos últimos cinco dias úteis, a mediana para o fim de 2023 continuou em 11,75%.
No Comitê de Política Monetária (Copom) da semana passada, o Banco Central (BC) manteve pela terceira reunião consecutiva a taxa Selic em 13,75% ao ano. A autoridade monetária também reforçou o alerta fiscal, citando que há "elevada" incerteza sobre o futuro do arcabouço para as contas públicas. Mas pregou serenidade e sinalizou que vai acompanhar o desenho final da PEC. Por ora, manteve o plano de voo de estabilidade da Selic por período "suficientemente" prolongado, mantendo o aviso de que poderá voltar a subir caso a desinflação não ocorra como o esperado.
Conforme o Boletim Focus, a mediana para a Selic no fim de 2025 permaneceu em 8,00%, mesmo porcentual de quatro semanas antes.