A ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, divulgada nesta terça-feira, 11, indicou que a projeção para o IPCA de 2021 no cenário básico está em 5,1%. Este cenário pressupõe a taxa de juros variando conforme a pesquisa Focus e o câmbio partindo de R$ 5,40 e evoluindo conforme a Paridade do Poder de Compra (PPC). Já a projeção para 2022 está em 3,4%.
Essas estimativas já constaram no comunicado da semana passada, quando o Copom aumentou a Selic (a taxa básica de juros) em 0,75 ponto porcentual, para 3,50% ao ano. Foi a segunda elevação consecutiva. Na ocasião, o BC também indicou a intenção de novo aumento da Selic no encontro de junho.
Para o cálculo das projeções, o BC utilizou taxa de câmbio partindo de R$ 5,40, que é a média da taxa de câmbio observada nos cinco dias úteis encerrados no dia 30 de abril.
Em setembro do ano passado, durante a divulgação do Relatório Trimestral de Inflação (RTI), o BC havia anunciado que pretendia dar preferência ao câmbio PPC em suas projeções, e não mais ao câmbio fixo ou baseado no Focus.
<b>Ata anterior</b>
Na ata da reunião anterior, de 16 e 17 de março, as projeções de inflação no cenário básico (juros Focus e câmbio PPC) eram de 5,00% para 2021 e 3,50% para 2022.