O projeto "Mãos na Praça" chegou no último sábado à praça Santos Dumont, situada na avenida Sete de Setembro, na Vila Galvão, para incentivar a população do bairro a participar do mutirão de revitalização do local. Além da manutenção, a iniciativa também preza pela conservação do espaço público para ser melhor utilizado pelos frequentadores.
Para atrair a atenção, e contar com a participação dos moradores da Vila Galvão, os integrantes do projeto realizarão atividades culturais com exposição de artesanatos, plantio de mudas, contação de histórias, recreação para crianças e apresentação musical de artistas locais. Os interessados em participar da ação podem comparecer à praça das 9 às 16h.
Todos os dias depois de buscar a filha na escola, a dona de casa Sandra Júlia Cordeiro, 43 anos, permanece alguns minutos na praça e comenta como o ambiente está agradável. "O local está tão bem cuidado, que os guardas da GCM sempre fazem uma ronda na praça e impedem que mendigos fiquem deitados nos bancos ou nas gramas".
A praça também serve como ponto de encontro para a dona de casa Vicência Ferreira da Silva, 52, e suas amigas. "Sempre frequento a praça aos domingos e em outros dias da semana. Gosto de ter contato direto com as árvores e aproveito o espaço para conversar com os amigos e conhecidos".
Com o ponto de táxi nas imediações da praça, o taxista Afonso da Costa, 49, acredita que as melhorias devem ser feitas em todos os espaços públicos da região, para a boa aparência ser digna de acompanhar a evolução da Vila Galvão.
Além de contemplar a praça Santos Dumont, o projeto "Mãos na Praça" já passou pelo Jardim Fortaleza, Cabuçu e Cecap, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura, do Meio Ambiente e do Movimento Guarulhos em Transição.
Outras áreas da Vila Galvão necessitam de revitalização
Em agosto, o secretário municipal de Obras, João Marques Luiz Neto, aprovou a publicação do edital para contratação de empreiteiras para as obras de contenção de enchentes e de revitalização do córrego Jacinto, na avenida Francisco Conde, conhecida como avenida 20 Metros e do Lago dos Patos.
No entanto, as obras que estavam previstas para começarem neste mês, com expectativa de serem concluídas entre sete meses e um ano, ainda não saíram do papel, conforme relata Graco Neves, presidente da Associação dos Comerciantes e Amigos do Lago dos Patos (Acalp).
De acordo com Neves, o prefeito Sebastião Almeida (PT), confirmou que na próxima segunda-feira, às 10h, no Paço Municipal, será assinado um convênio com a Caixa Econômica Federal para concretizar a liberação do dinheiro para a revitalização do córrego Jacinto, que corta a avenida 20 Metros. Segundo o presidente da Acalp, a verba para a revitalização do Lago dos Patos já foi liberada e o processo de licitação foi concluído com a escolha da empresa, que será responsável pela obra.