Na última terça-feira (27), professores e coordenadores das unidades escolares Edson Nunes Malecka, Jorge Amado, Mario Quintana, Perácio Grilli e Tom Jobim participaram do workshop “Projeto Brincando com Pipas”, no Adamastor Centro. Promovido pela EDP e o Instituto Evoluir, em parceria com a Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer), com apoio do Instituto EDP, o encontro teve por objetivo conscientizar e ressaltar a importância de conduzir uma pipa de forma segura, além de resgatar brincadeiras tradicionais.
Por meio de um trabalho interdisciplinar, o “Brincando com Pipas” desenvolve campanhas de conscientização nas escolas sobre a importância da correta utilização de pipas por parte de crianças, jovens e adultos. O projeto engloba desde a confecção de pipas até o estudo de conteúdos das diversas disciplinas envolvidas nessa arte.
Durante o encontro, professores e coordenadores vivenciaram e receberam orientações para a realização de atividades pedagógicas ligadas ao tema que promovam o desenvolvimento criativo e motor dos alunos.
As cinco escolas que receberam o projeto foram selecionadas após levantamento de dados junto à EDP, que informou os bairros com maior número de registros de acidentes envolvendo pipas e a rede elétrica.
Brincando com Pipas
O Projeto pode ser desenvolvido com crianças que estejam cursando desde a Educação Infantil até a primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano. As atividades práticas podem ser aplicadas de acordo com o estágio de desenvolvimento cognitivo e psicomotor de cada série, cabendo ao professor adequá-las à sua realidade.