Educação

Projeto Cine(poe)mas abre inscrições curso de vídeo

Dando continuidade à programação do projeto Cine(Poe)mas, que teve início em abril a Secretaria de Cultura recebe até o dia 15 de agosto as inscrições para os módulos 2 e 3, “Filmagem” e “Produção”.
 
 As oficinas são indicadas para pessoas interessadas em cinema e literatura, a partir de 16 anos.
 
As inscrições devem ser feitas pessoalmente, mediante apresentação de documento original com foto, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30, na Secretaria de Cultura, que fica na avenida Monteiro Lobato, 734, 1º andar, no Macedo.
 
A Oficina de Filmagem Cinematográfica terá coordenação de Danilo Menezes e  tem como objetivo oferecer uma introdução à linguagem e às técnicas cinematográficas relativas à filmagem de um curta-metragem por meio de exercícios práticos de utilização de equipamentos básicos de filmagem (câmeras portáteis, celulares, iluminação) juntamente com informações sobre breve história, estética e movimentação da câmera na linguagem cinematográfica.
 
Já a Oficina de Produção Cinematográfica, que acontece sob o comando de Danilo Baia Martins, tem como objetivo oferecer uma introdução à linguagem e às técnicas cinematográficas relativas à produção de um curta-metragem por meio de exercícios práticos de leitura de roteiro, elaboração de um projeto, informações sobre leis de incentivo e produção prática.
 
As oficinas terão duração de 30 horas cada e acontecem em conjunto. O primeiro encontro acontece no dia 18 de agosto, às 19 horas, na Biblioteca Monteiro Lobato. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2087-4177.
 
 
 
Sobre o projeto
 
Guarulhos foi um dos 32 municípios da região metropolitana escolhidos para participar da Oficina Cultural Metropolitana, que dará início aos trabalhos de 2014 com o projeto “Cine(poe)mas”. A iniciativa está sendo colocada em prática por meio de parceria firmada entre a Secretaria de Cultura da cidade e a Oficina Cultural Metropolitana, vinculada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis (Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura).
 
O Cine(poe)mas tem como proposta a realização de um trabalho de reinterpretação audiovisual de poemas de autores brasileiros vivos, resultando, ao final do ano, em vídeos finalizados simultaneamente nos municípios participantes da Grande São Paulo.
 
O projeto Cine(poe)mas promoverá em Guarulhos cinco oficinas: Roteiro, Filmagem, Produção, Trilha Sonora e Edição. O objetivo é a realização de filmes baseados em 16 poesias de poetas brasileiros vivos, sendo que cada poesia será trabalhada por duas cidades.

Posso ajudar?