Cidades

Projeto Construindo o Futuro alcança 860 estudantes de escolas públicas em outubro

Um total de 860 estudantes da rede estadual de ensino de Guarulhos participou neste mês do Projeto Construindo o Futuro, desenvolvido pela Prefeitura de Guarulhos, que leva a discussão sobre importância do estudo e mercado de trabalho para os jovens que estão prestes a iniciar a busca por um estágio e a definição da carreira que deseja seguir. Duas escolas foram atendidas em outubro: Deputado José Storópoli, no Jardim Santa Terezinha, e Idalina Ladeira Ferreira, no Jardim Soberana.

Os alunos tiveram acesso a diversas instituições de ensino da cidade, que fizeram a divulgação de seus cursos, explicando o que cada um deles proporciona, se cadastraram em agências de emprego para iniciarem a procura por uma vaga de estágio, além de receberem orientações sobre como solicitar a carteira de trabalho digital e se inscreverem em cursos gratuitos da Secretaria do Trabalho, pasta responsável pela ação.

Nas duas instituições, os educandos também assistiram a diversas palestras sobre mercado de trabalho, carreira militar, indústria 4.0 e importância de se ter um segundo idioma no currículo. “Há um interesse muito grande dos jovens e da própria comunidade”, contou Everson Rocco, professor de direito da Universidade Guarulhos (UNG) que conversou com os jovens sobre mercado de trabalho. “Eu também estudei em escola pública, então mostrar para eles que é possível alcançar uma profissão legal e outros ramos de atividade, isso é bem salutar para a sociedade”, conta.

Parceiros

Neste mês a iniciativa teve a parceria da Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Guarulhos (UNG), Brilho Próprio Estágios, Instituto de Preparação para Marinha, Exército e Aeronáutica (Iopem), Fisk, Tec X, Anhanguera e Data Brasil.

Posso ajudar?