Três escolas estaduais foram visitadas em novembro pelo projeto Construindo o Futuro, da Prefeitura de Guarulhos, que dialoga com jovens sobre a importância dos estudos, da graduação e do mercado de trabalho. As escolas Professor Mário Nakata, no Parque São Miguel, August Johanes Ferdinandus, no Cidade Aracília, e Maria Angélica Soave, no Jardim Nova Taboão, reuniram 730 alunos nos eventos.
Para o secretário do Trabalho, Toninho Magalhães, é imprescindível que esses jovens conheçam as opções existentes na cidade e saibam que podem buscar um futuro melhor. “Nós visitamos escolas com adolescentes em situação de vulnerabilidade social e que muitas vezes não enxergam ou não têm acesso a um caminho para quando terminarem os estudos. Esse projeto mostra pra eles que existem muitas opções”, afirmou.
Contando com a colaboração de diversos parceiros de instituições particulares, os três eventos de novembro contaram com serviços como orientações sobre carteira de trabalho digital, sorteio de bolsas de estudo em escolas de idiomas da cidade, cadastro para estágios e jovem aprendiz e teste vocacional, além de palestras sobre mercado de trabalho, carreira militar e indústria 4.0.
Parceiros
A Secretaria do Trabalho, órgão responsável pelas ações, contou este mês com os seguintes parceiros, que ofereceram gratuitamente serviços nas escolas: Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Guarulhos, Eniac, Instituto de Preparação para Marinha, Exército e Aeronáutica (Iopem), Fisk, Tec X, Escola do Mecânico, FAG (Faculdade Guarulhos), FIG-Unimesp, Brilho Próprio Estágios, Nube, Conecta, Inter Estágios e Elenco Estágios.