A Guarda Civil Municipal de Guarulhos (GCM) desde 2006 promove o projeto GUARD que conta com 17 integrantes e tem como principal objetivo reduzir a violência escolar, familiar e social orientando os munícipes sobre a prevenção do uso indevido de drogas, valorizando a autoestima e a responsabilidade familiar.
O projeto já beneficiou cerca de 160 mil pessoas com palestras, cursos e eventos socioeducativos. Além de sensibilizar famílias, educadores, comunidade, lideranças, comunidade e dependentes o projeto as atividades do Programa “Crack, é Possível Vencer”, do COMAD (Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes) além do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes).
Futuro
Os organizadores do projeto tem o sonho de disseminar o projeto para todas as Guardas do Brasil. Através das metodologias de trabalho, o objetivo é multiplicar o trabalho de prevenção.
Atualmente o GUARD já acontece em Itaquaquecetuba, Osasco e outras da região do Alto Tiete.
Dinâmica do projeto
A ação é desenvolvida por Guardas Civis Municipais capacitados e que tenham perfil adequado, além de bom desempenho como instrutor. Para ser um integrante do projeto o Guarda é preciso passar por constantes aprimoramentos do conhecimento com relação a prevenção, o uso indevido de drogas e policiamento comunitário.
Além disso, são realizadas visitas monitoradas aos bairros para formar estratégias de prevenção, funcionamento e a problemática das drogas em geral.
O programa tem como meta atender 30.000 pessoas por ano através dos cursos, palestras, eventos sócioeducativos e formaturas. Com a utilização de cartilhas de recursos áudios-visuais e dinâmicas que buscam esclarecer as principais dúvidas através de uma linguagem clara e adaptada para o público alvo do projeto.
Vertentes do projeto
Sementinha: voltado para crianças entre 8 e 12 anos incompletos, utilizando cartilhas, recursos audiovisuais, dinâmica e canções.
Entre os assuntos abordados estão o Estatuto da Criança e do Adolescente, valorização e exercício individual de autoestima, conceito, legalização e conseqüência do uso indevido das drogas, pressão do grupo e as maneiras de dizer não, noções de cidadania, educação no transito, pressão da mídia e como lidar com os problemas sem ter que utilizar drogas.
Trocando Idéias: Este programa é voltado para o adolescente, e são utilizados recursos audiovisuais e dinâmicas.
Para este publico os assuntos abordados assuntos semelhantes ao projeto sementinha além de direitos e deveres, noções de primeiros socorros, pedofilia, dicas de entrevista para emprego e noções de se portar em dinâmica de grupo.
Já o projeto Agentes Multiplicadores é promovido para jovens, adultos, professore e Guardas municipais e além dos principais assuntos que são tratados com as crianças e os adolescentes este perfil tem ainda modos de prevenção e as noções de primeiros socorros.