Servidores do Complexo Hospitalar Padre Bento estão entre os 4 mil beneficiados que concorrem ao bônus salarial oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde. Apenas irão receber o prêmio, com pagamento marcado para o dia 25 de outubro, as instituições que atingirem a meta estabelecida pela pasta.
O inédito projeto surgiu no ano passado, a partir da inclusão dos hospitais estaduais de administração direta em um sistema de metas de atendimento e qualidade, visando aprimorar os serviços oferecidos ao usuário do SUS. O objetivo é oferecer uma bonificação por mérito aos servidores que contribuíram para a melhoria do atendimento oferecido à população.
Segundo o vereador e médico José Mário, o prêmio oferecido pelo Estado exerce função desestimulante e aponta problemas a serem corrigidos. "Este bônus não acrescenta em nada, muito pelo contrário. O Estado confessa que remunera mal seus funcionários e tem função de complemento salarial. Precisam ser revistas as condições oferecidas aos profissionais públicos, principalmente a criação de planos de carreira".
Para avaliação das metas e cálculo do bônus, cada hospital é dividido em setores distintos. Assim, são observados indicadores em áreas como maternidade, UTI, pronto-socorro, centro cirúrgico, enfermaria e ambulatório. Os profissionais receberão o bônus integral caso o setor em que trabalham atinjam as metas estabelecidas. Já os servidores das áreas administrativas terão seus bônus calculados pela média de todo o hospital.
Taxas de ocupação e de mortalidade institucional, números de cirurgias, de atendimentos ambulatoriais, de exames laboratoriais, de atendimentos no pronto-socorro e de internações, média de permanência dos pacientes, taxa de cesáreas, percentual de satisfação de usuários e funcionamento das comissões de infecções hospitalares são os principais indicadores a serem avaliados pela Secretaria.
A bonificação será calculada sobre metade do salário inicial da categoria do funcionário e proporcional à sua remuneração, podendo variar conforme o percentual da meta que o setor do hospital onde ele trabalha atingiu. Caso 100% das metas sejam cumpridas, o funcionário receberá o equivalente a um salário, a serem pagos em duas parcelas. Se a meta for cumprida parcialmente, o valor pago será proporcional. O bônus não será pago caso o hospital piore o seu desempenho ou não apresente nenhuma melhora dos indicadores avaliados.