Cidades

Projeto de alunos do Eniac transforma bitucas de cigarro em adubo

No próximo domingo, dia 5, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Colégio e Faculdade Eniac, como sempre faz, estimula seu alunos a realizarem campanhas para relembrar, não só esse dia como também o último dia 31 de maio, marcado pelo Dia Mundial Sem Tabaco. Umas dessas ações é o Projeto Integrador “Bituqueira”, do Curso de Gestão Ambiental, que trata do descarte das bitucas de cigarro. 
 
O objetivo do projeto é minimizar os impactos negativos das bitucas jogadas no meio ambiente. Assim, os alunos do 3º Semestre do curso instalaram bituqueiras-lixeiras próprias para os filtros de cigarro em pontos estratégicos da Faculdade Eniac, no intuito de deixar o local mais limpo e saudável.
 
Coletadas e encaminhadas para reciclagem, os restos de fumo e os papéis das bitucas serão utilizadas como adubo e os filtros farão parte de uma manta de sustentação para o processo de hidrossemeadura em áreas degradadas. A Hidrossemeadura é uma tecnologia relativamente nova, que utiliza equipamentos hidráulicos para o plantio de sementes. Devido à umidade aumentada no solo, germinação e brotação das sementes é mais rápida do que no método tradicional.
 
Para os alunos, este projeto, além do benefício ambiental, tem um aspecto social que auxiliará a  conscientização da população a não jogar qualquer tipo de lixo nas ruas, principalmente os fumantes. “Desta forma pretende-se melhorar a saúde da população e proteger o ambiente em que vivemos, além de incentivar a reeducação das pessoas a importância da coleta deste material e sua reciclagem”, informa  a estudante Auristela Santos.
 
O projeto surgiu através de estudos em sala de aula, onde o grupo e professores observou a importância de se realizar este trabalho. “Esperamos colaborar da melhor maneira possível, e que todos os fumantes colaborem para que o ambiente permaneça sempre limpo e saudável, para sociedade e o meio Ambiente, este tão importante para nossa sobrevivência”, salienta o aluno José Adriano. “Nosso objetivo é alcançar um resultado satisfatório, através da coleta adequada das bitucas de cigarro, e dar o destino adequado para as mesmas”, reforça a estudante Patrícia Luz.
 
Além da sensibilização da população, o grupo realizador do projeto, estuda formas de estarem expandindo os coletores em outros pontos da cidade, levando a diante o trabalho e a conscientização da população.  “Estamos satisfeitos e orgulhosos por estarmos colaborando de alguma forma para a preservação do meio ambiente, a melhoria da saúde e da limpeza do local e da cidade”, completa Pedro Henrique.

Posso ajudar?