Bumbo, surdo, caixa, prato e cornetas. Estes são os instrumentos de percussão e sopro utilizados pelos integrantes do projeto Fanfarra, da Escola da Prefeitura de Guarulhos (EPG) Gilmar Lopes, no Jardim Bananal. O projeto é concebido por um grupo de ordem formal, privilegiando uma noção básica de instrumentação musical rítmica e melódica, que favorece o respeito em múltiplos sentidos das crianças. Neste mês, a iniciativa encantou o público ao ser apresentado no desfile cívico municipal e durante uma caminhada até a EPG Álvaro Mesquita, no mesmo bairro, junto à comunidade escolar.
O projeto foi desenvolvido pelo professor Renato Julio Bortolatto durante as aulas de artes para os estudantes do ensino fundamental. “A música é um dos componentes das diversas linguagens artísticas; sendo assim, nada melhor que vivenciar na prática a música proposta em aula”, contou o professor.
De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Giseli Cardoso, o Fanfarra vem se estruturando e avançando continuamente na unidade escolar. “No início o projeto tinha poucos instrumentos, mas com o passar do tempo e o apoio da gestão ampliamos para cinco kits e mais 50 cornetas, totalizando uma fanfarra de cem componentes. Cada kit é composto por dois bumbos, dois surdos, duas caixas e dois pratos”, explicou a coordenadora sobre a oportunidade de explorar os talentos da turma com uma fanfarra desse porte.
Atualmente os instrumentos de sopro envolvem quatro tipos de cornetas, variando a afinação de acordo com a estrutura e a necessidade.
Interações sociais em diferentes espaços
Neste ano o desfile de 7 de setembro no CEU Bonsucesso contou com a apresentação do projeto Fanfarra formado por alunos dos períodos intermediário e manhã, propiciando o protagonismo de suas ações e a interação social em diferentes tipos de espaços de convivência. O grupo também realizou o percurso até a EPG Álvaro Mesquita, em um momento de integração entre todas as crianças das duas unidades escolares.
“Estruturamos e seguimos em frente com o Fanfarra nas aulas de arte, conciliando com outras linguagens artísticas. Muito mais do que trabalhar as artes por meio da musicalidade, a fanfarra incentiva o protagonismo e a integração entre os educandos. Ter a oportunidade de compartilhar esses momentos com a EPG Álvaro Mesquita foi extremamente significativo para nossa equipe, por ampliar as possibilidades de nosso alcance, promovendo a participação, a solidariedade e a fraternidade entre nossos futuros agentes de transformação”, destacou a diretora da EPG Gilmar Lopes, Sueli Martins de Abreu, sobre estreitar os laços para que esses momentos façam parte do desenvolvimento dos alunos.
A professora do 5º ano da EPG Gilmar Lopes, Adriana de Souza Mendonça, ressaltou ainda o trabalho da equipe escolar em integração e cidadania. “Estou muito feliz e orgulhosa pela participação dos nossos alunos no desfile da Semana da Pátria. Foi um momento único na vida dessas crianças, que reuniu muita dedicação, empenho, força e trabalho de uma equipe que se dedicou para o evento, em especial o professor Renato, que colocou todo o seu conhecimento e a sua arte para promover o projeto”.
Por sua vez, a diretora da EPG Álvaro Mesquita, Maria Estela Graça Mello, enfatizou a importância de ações como essa para as crianças, sobretudo neste período de pós-isolamento pandêmico. “Depois da pandemia, que nos colocou distantes de nossas crianças por meses, em um período tão importante para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional delas, pensamos que o projeto da escola neste ano de 2022 teria a urgência de aproximar todos os seres envolvidos nas aprendizagens dos nossos educandos e assim continuaremos a criar ações para vincular toda a comunidade escolar. A visita da fanfarra da EPG Gilmar Lopes foi um evento grandioso, com momentos de carinho e comprometimento entre os profissionais, as famílias e as crianças das duas escolas”.