Educação

Projeto de sustentabilidade aborda valores para um mundo melhor na EPG Celso Furtado

Empatia, cooperação, amizade e muita interação. Essas foram algumas das boas ações abordadas pelo projeto Sustentabilidade – Adquirindo Valores para Mudar o Mundo, desenvolvido pela turma do 5º ano do ensino fundamental da EPG Celso Furtado, no Bonsucesso. O trabalho multidisciplinar foi pautado no reconhecimento da responsabilidade de todos na preservação do meio ambiente, além de inúmeras vivências e saberes revelados pela literatura.

Ao final do primeiro bimestre a professora Roberta Letícia Santana Gerevini concluiu com a turma a leitura do clássico infantil O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, uma história repleta de metáforas e aprendizados sobre afeto, esperança, sonhos e tudo aquilo que é invisível aos olhos. Por tamanho envolvimento pela ação, os próprios alunos tiveram a ideia de fazer uma apresentação teatral como resultado do projeto pautado na educação ambiental e acompanhado da pesquisa sobre os princípios dos cinco erres: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

“Considerando que a literatura infantojuvenil já está consolidada em nossa rotina escolar, elaboramos a peça teatral O Pequeno Príncipe Sustentável a partir desses momentos preciosos de leitura em grupo. Os personagens foram escolhidos em sua maioria mediante a sorteio e, em maio deste ano, as crianças apresentaram a peça teatral para os demais alunos da escola”, explica Roberta.

O aluno Kaique Costa de Oliveira, que tem uma notável identificação com o globo terrestre, foi escolhido para ser o geógrafo da peça. Já a aluna Jennyfer Samya de Lima foi a contemplada para assumir o papel da Aviadora, quebrando paradigmas.

A professora Roberta trabalhou diversas ações importantes para o dia a dia que podem ser colocadas em prática na sociedade, como a organização e o descarte correto dos resíduos, dar bom exemplo para a preservação do planeta, fazer o bem sem esperar nada em troca, amizade e empatia.

Foram promovidas ainda atividades de leitura cartográfica, ciência que utiliza uma série de técnicas para que seja possível a reprodução do espaço em uma escala reduzida e mais exata possível, na qual as crianças aprenderam sobre os conceitos matemáticos para a leitura de mapas, representações geográficas, ciências, momentos interativos, produção textual, entre outras propostas, como a pesquisa sobre a diferença entre lixão e aterro sanitário, sugerida pelo aluno Pedro Henrique Cardoso Cunha de Souza.

Vivências e saberes

Durante as aprendizagens e reflexões em sala de aula também estão sendo trabalhados diversos outros assuntos que surgiram a partir das observações e dúvidas levantadas pelos educandos, ampliando o olhar das crianças para além da história estudada.

Desta vez, sobre a diversidade de estrangeiros que diariamente circulam no aeroporto, o aluno Junior de Oliveira Barbosa citou surpreso que não sabia sobre a existência de um aeroporto internacional em Guarulhos. Foi a partir dessa fala que a professora prontamente verificou a possibilidade de agendar uma visita ao local e assim proporcionar uma vivência contextualizada aos alunos.

“Embora a história faça referência ao Pequeno Príncipe, a presença deste personagem está implícita entre todos os protagonistas da unidade escolar em sermos responsáveis por tudo aquilo que cativamos, por isso pesquisei meios para proporcionar aos alunos uma série de possibilidades”, destacou a professora Roberta sobre a grande realização pessoal e profissional em contribuir significativamente para uma compreensão mais consciente em relação a questões sociais e ambientais por meio do projeto.

O incentivo e o apoio da gestão escolar foram essenciais para que o projeto ganhasse vida e o agendamento do passeio foi marcado para o próximo dia 28, o qual será fundamental para que as crianças possam aprimorar os saberes vivenciados por meio do conhecimento de mundo. A turma será recebida pela equipe da empresa Orbital para conhecer o terminal e contemplar a beleza revelada pelo mirante do aeroporto.

Posso ajudar?