A Universidade Guarulhos (UnG) anunciou a abertura de inscrições para a terceira turma do Projeto Social Engraxate Cidadão, iniciativa que visa oferecer oportunidades de geração de renda, atuação e ascensão profissional a jovens e adultos que estão fora do mercado de trabalho e em situação de vulnerabilidade social.
Para esta turma, são oferecidas 40 vagas. Entre as condições para se inscrever, estão: ser maior de 18 anos; não possuir vínculo com outros projetos sociais ou assistenciais; estar desempregado; ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio; e possuir disponibilidade de 20 horas semanais para atuar no Projeto.
As inscrições podem ser feitas pessoalmente, na Praça Tereza Cristina, 88, Prédio L, Centro, Guarulhos. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Para este caso, o prazo encerra-se em 08/02. Também há a opção de se inscrever pela internet: basta acessar o site da UnG (www.ung.br), preencher a ficha disponível e encaminhá-la para o e-mail [email protected] – o prazo encerra-se em 09/02.
Os candidatos selecionados participarão de uma capacitação, que ensinará, entre outros tópicos, noções de informática, gestão financeira, marketing pessoal e técnicas de engraxataria.
Os que concluírem a atividade, iniciam o ofício de engraxate em pontos definidos pela UnG. Como benefício, os trabalhadores receberão bolsa de estudos integral em curso de graduação e 70% da renda obtida com o trabalho – 30% é reinvestida na iniciativa para que ela possa ser ampliada.
Desde 2011, o Projeto Engraxate Cidadão já capacitou mais de 70 jovens. Muitos deles já conquistaram outras colocações profissionais após o início do curso superior. Outros, ainda atuam no Projeto.