Cidades

Projeto pedagógico aborda histórias infantis de maneira lúdica com alunos do Jardim Acácio

Com o tema Contos e Recontos, a Escola da Prefeitura de Guarulhos (EPG) Lino Ferreira de Oliveira, no Jardim Acácio, mergulhou no universo de conhecidas histórias infantis e lendas do folclore brasileiro por meio de atividades de contação de histórias entre as famílias e rodas de conversa. Para abrilhantar a iniciativa, na última sexta-feira (18) estiveram presentes os familiares e responsáveis dos alunos, a comunidade local e crianças da EPG Jean Piaget.

Os professores iniciaram o projeto com rodas de conversa nas quais foram levantados os interesses e os saberes das crianças. “A equipe pedagógica iniciou o ano com muitas dúvidas sobre como receberíamos as crianças após a pandemia. Ao fazermos o mapeamento de nossa comunidade, percebemos que as crianças, ao entrar no espaço escolar, estavam muito caladas e não reconheciam esse espaço como local de convivência, pertencimento e diálogo. Por isso, percebemos a necessidade de mudar esse cenário, que se mostrava triste e silencioso”, explicou Mara Cibelle Watanabe Oliveira, coordenadora pedagógica da EPG Lino Ferreira de Oliveira.

No planejamento com os professores e gestores foram buscadas soluções para mudar essa realidade. De forma coletiva, pautado na proposta curricular da rede municipal de ensino e em alguns artigos-base para a realização de reflexões, o projeto teve como o objetivo escutar as crianças e proporcionar de maneira lúdica o caminho da comunicação.

A contação de histórias como prática educativa

Durante as atividades realizadas ao longo do ano os educadores, em parceria com as famílias, viveram momentos únicos, fortalecendo também o vínculo com a escola. Houve atividades de contação de histórias entre as famílias e as crianças trouxeram seus relatos pessoais por meio dos quais era reproduzido para os demais colegas o que ouviram nas rodas de conversa.

Foram trabalhadas com as crianças as histórias dos personagens Cachinhos Dourados e os Três Ursos, O Patinho Feio, Branca de Neve e os Sete Anões, Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, Boi-Bumbá, Mula-sem-Cabeça, Boto, Saci-Pererê, entre outros.

“Para fortalecer o nosso projeto pedagógico as crianças realizaram um passeio no CEU São Domingos para participar de uma contação de histórias e visitaram a Bienal do Livro de Guarulhos. Além disso, foi interpretada, na própria escola, a peça teatral O Zangado Comeu a Maçã Enganado”, destacou Elisangela de Almeida Sanches, diretora da EPG Lino Ferreira de Oliveira.

Nesse contexto, foram utilizados diversos meios de mídias e contadas histórias em outros idiomas, como o espanhol, pois a unidade escolar atende famílias migrantes, sem esquecer a diversidade cultural da região.

As crianças do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participaram ainda de atividades baseadas no projeto que utilizam diversos materiais de comunicação e o Tix Letramento pela professora do AEE, Nayara Spinella Del Bue. O equipamento auxilia no desenvolvimento dos alunos com deficiência de forma lúdica e interativa, além de proporcionar autonomia.

“Aprendemos muito com as crianças e redescobrimos o quanto a união da equipe é fundamental para o desenvolvimento integral de nossas crianças. A equipe da EPG Lino Ferreira se mostrou unida e participativa durante todo o projeto e na sua culminância”, observou vice-diretora da escola, Paussia Gonçalves de Melo.

Posso ajudar?