Na noite da última sexta-feira, 30/11, alunas que participaram do projeto “Mulheres em Foco” receberam o certificado de conclusão do curso de fotografia. O evento de encerramento aconteceu na Igreja Matriz, onde o conteúdo produzido nas oficinas foi projetado na fachada da Igreja, compartilhando todo o processo de aprendizado que ocorreu no decorrer das aulas.
As 50 mulheres que participaram da formação elogiaram a iniciativa, já que é um curso de empoderamento e que muda a pessoa de dentro para fora. A fotógrafa e professora do projeto, Erika Mayumi, ressaltou que a iniciativa tem a função de capacitar o público feminino para ir além e provar que são capazes, abrindo um mundo de possibilidades.
"A História da arte e da fotografia sempre foi injusta com as mulheres. Na sua maior parte, a mulher ocupa um espaço de objeto de inspiração para as obras de arte, mas não de agente criador. Precisamos equiparar as grandes fotógrafas do mundo aos grandes ícones da fotografia, e tornar as mulheres protagonistas ativas dessa arte que exige conhecimentos técnicos, tecnológicos, filosóficos e criativos”, afirma Erika.
O curso foi realizado para duas turmas de mulheres acima de 16 anos, com um total de seis encontros, que aconteceram Adamastor Centro e no CEU Pimentas. Nas aulas, elas aprenderam teoria, técnica e prática de fotografia,assim como as técnicas de iluminação, perspectiva, enquadramento, foco, tratamento de imagem em softwares e organização de portfólio.
“Mulheres em Foco” é um projeto desenvolvido pela Numen Produtora com recursos do Proac ICMS, contando com o apoio da Prefeitura de Guarulhos por meio da Subsecretaria de Igualdade Racial e patrocínio do Atacadão Supermercados.