Cidades

Projeto Servidor que Inova recebe ideias que podem melhorar o serviço público

A Escola de Administração Pública Municipal (ESAP) realizou na segunda-feira, dia 17, a aula de conclusão da 2ª turma do cursoServidor que Inova, com a participação de funcionários  das secretarias de Governo (Departamento de Informática e Telecomunicações- DIT); Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Meio Ambiente (Sema), além da Câmara Municipal. Nesta edição, sete servidores apresentaram três projetos com um ótimo índice de criatividade. 
 
 
As etapas de aprendizagem possibilitaram o acesso às tecnologias da Prefeitura para que todos pudessem se familiarizar  com os recursos oferecidos, fazer a sistematização e organização dos dados. Utilizaram ferramentas online com o passo a passo para reorganização das ideias, o chamado Mapa Mental e programação básica organizada em blocos, além de trabalharem com lógica, GuaruGeo (sistema de geoprocessamento da Prefeitura), produção de conteúdo com imagem, além de prototipagem e desenho em 3D.
 
 
Ao disporem destes conteúdos os participantes  puderam criar três projetos, sendo um portal de Transporte Escolar Gratuito (TEG), outro portal da Saúde do Trabalhador da Secretaria da Saúde e um Protocolo Geral Interno (PGI).
 
 
Para o responsável pelo curso, o professor e arquiteto Alex Garcia, o Servidor que Inova fornece meios para que o funcionário possa mostrar a sua criatividade e colocá-la em prática a serviço da Prefeitura. “Os alunos alcançaram com seus projetos o que foi proposto pelo curso, como a reflexão sobre os processos internos de trabalho, a construção de soluções viáveis, o trabalho com tecnologias disponíveis e de software livre e, principalmente, a interação e o compartilhamento de informações entre eles”, salienta.
 
 
O objetivo geral do Servidor que Inova é capacitar os colaboradores para as mais diversas práticas inovadoras, fomentando o desenvolvimento de projetos ou protótipos estruturados,  que valorizem a perspectiva do servidor em seu ambiente de trabalho.
 
 
Os Projetos
 
O portal TEG tem como objetivo identificar as escolas próximas aos alunos da rede municipal e estadual, assim como a indicação do número de alunos que estão a mais de 2 km de distância e que precisam de transporte escolar gratuito. A proposta se baseou nas leis e diretrizes do município sobre o assunto.
 
O Portal da Saúde do trabalhador da Secretaria da Saúde tem como proposta a unificação das informações relacionadas à saúde dos servidores, de modo a ter um panorama mais geral. Nesse portal haverá o processamento de dados coletados para a elaboração de estratégias preventivas e efetivas para a área.
 
Já o PGI tem por finalidade o acompanhamento online dos processos administrativos, podendo ser estendido ao público em geral. Tal programa otimizará as cotas e o acompanhamento dos documentos.
 
 
Servidor que Inova
 
O método também procurou desenvolver a capacidade de resolução de problemas por meio da tecnologia, junto aos servidores.  De acordo com Alex Garcia, o curso é ministrado com base no FAB Social, que é uma ação que oferece oficinas de lógica básica de programação, metodologias de pesquisa em ciência e tecnologias e fabricação digital em impressoras 3D para crianças a partir de seis anos e professores do ensino fundamental.  O programa premiado nacional e internacionalmente já foi apresentado em exposições e congressos dentro e fora do país.
 
Exemplo disso é que a experiência sensorial de impacto educacional e tecnológico da oficina Ideolândia, que mobilizou os alunos da EPG Edson Nunes, no início do mês, será apresentada pelo professor  Garcia no FAB 13 – evento que acontecerá no Chile, entre os dias 31 de julho e 6 de agosto, que reúne diversas comunidades pelo mundo para discutir sobre fabricação digital, inovação e tecnologia.

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