Cerca de 500 crianças e adolescentes atendidos pelo projeto de vôlei e basquete em Guarulhos receberam, na terça-feira (24 de fevereiro), o kit oficial de uniformes do projeto Fábrica de Atletas. A cerimônia marcou o início das atividades esportivas e reuniu alunos, familiares, educadores e representantes dos apoiadores.
Os participantes receberam gratuitamente camiseta e shorts para a prática esportiva. O projeto é apoiado pelo Instituto Motiva, na área de atuação da CCR RioSP, empresa do grupo Motiva.
Uniforme como símbolo de pertencimento
Mais do que um item esportivo, o uniforme foi apresentado como símbolo de igualdade, pertencimento e motivação.
“O uniforme vai muito além da identificação do aluno. Ele reforça o compromisso com a atividade e fortalece a autoestima. Quando todos vestem a mesma camisa, entendem que fazem parte de algo maior”, afirmou Bruno Wellington, presidente da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura.
Camila Bellenzani, especialista em Responsabilidade Social da Motiva Rodovias, destacou que o projeto utiliza o esporte como ferramenta de inclusão, cidadania e formação integral.
Aulas no contraturno escolar
As aulas de basquete e vôlei acontecem duas vezes por semana, sempre no contraturno escolar, em três núcleos da cidade. Além do uniforme, os participantes recebem lanche após as atividades e acompanhamento pedagógico.
O projeto também prevê reforço escolar, com foco no desempenho acadêmico e no fortalecimento do vínculo com os estudos.
Núcleos em Guarulhos
As atividades são realizadas nas seguintes unidades:
-
Núcleo I – Escola Marechal Carlos Machado Bittencourt
Rua Madalena Rampinelli, 39 – Ponte Grande -
Núcleo II – Escola Jardim Nova Cumbica II
Rua Jaguaribi, s/n – Vila Nova Cumbica -
Núcleo III – Escola Professor Alberto Bacan
Rua Jaguaribi, 59 – Vila Nova Cumbica

Sobre a Fábrica
Fundada em 2007, a Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos nas áreas de saúde, esporte, cultura e assistência social. Em 18 anos de atuação, a entidade já beneficiou cerca de 226 mil pessoas em diversas cidades do país.
O projeto em Guarulhos atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos matriculados nas escolas participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente nos núcleos onde as aulas são realizadas.



