Com o objetivo de disseminar a música erudita para alunos das escolas públicas do estado de São Paulo e seus familiares, o projeto “Ópera na Escola” chega em Guarulhos pela primeira vez neste domingo, dia 28, em duas escolas da cidade.
O espetáculo traz cantores líricos, que através da interpretação da música traduzem as emoções da história contada na ópera cômica “A Criada Patroa”, escrita pelo italiano Giovanni Battista Pergolesi.
O “Ópera na Escola” é idealizado por Livia Sabag e Cléia Mangueira, com realização da Tulipa Produções Artísticas e conta com o patrocínio da Gerdau, por meio do Instituto Gerdau, firmado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC.
“A ópera, por sua natureza híbrida, que inclui música, teatro e artes visuais, é uma forma de arte que pode ser facilmente apreciada por qualquer tipo de público. No entanto, a maior parte da população brasileira não tem acesso à espetáculos eruditos, que geralmente são produzidos para uma elite de alto poder aquisitivo. Dessa constatação surgiu a ideia de irmos até esse público, que julgamos carente.”, explica Livia Sabag.
O evento é aberto para alunos, famílias e toda a comunidade que queira ter um primeiro contato com a ópera ou os apreciadores do estilo que queiram prestigiar o espetáculo.
Guarulhos não é a primeira cidade de São Paulo a receber o projeto. Eles já passaram por São Caetano do Sul, São Paulo e Cotia, e até outubro há previsão de passagem por Pindamonhangaba e São José dos Campos.
Sinopse
A ópera “A Criada Patroa” conta a história dos criados Serpina e Vespone, que fazem de tudo para que seu patrão Uberto se apaixone pela empregada. A cantora Isabella Luchi, o barítono Marcio Marangon e o ator Rodrigo Manzelli compõem o elenco, que tem direção musical assinada por Fábio Bezutti
Serviço
Domingo, dia 28 de setembro
Entrada Franca
11h – EE Cidade Soimco II
Rua Sgto. Plínio Fernandes Gonçalves, 608, Cumbica
15h – EE Profa. Zilda Romeiro Pinto Moreira da Silva
Rua Macarani, 1750, Jd. Pres Dutra