Um total de 286 agentes comunitários de saúde foi capacitado na manhã desta segunda-feira (4) pelo Projeto Vida no Trânsito, que é composto por representantes das secretarias municipais de Saúde e Transportes e Trânsito; Guarda Civil Municipal; Polícias Civil, Militar e Rodoviária; Corpo de Bombeiros, concessionárias que administram as rodovias e Universidade Guarulhos. A formação, que aconteceu no salão de artes do Adamastor Centro, está inserida nas ações do Grupo de Segurança Viária.
O objetivo foi ampliar o olhar dos agentes sobre os riscos e vulnerabilidades da malha viária do território onde atuam, para que possam multiplicar na comunidade as ações de prevenção de acidentes, dentro do trabalho de promoção à saúde. A formação teve início com a apresentação de um vídeo de sensibilização, seguida de uma explanação da representante do Vida no Trânsito pela Saúde, Heid Hungaro Noguto, que traçou um panorama e fez a contextualização do Projeto em nível global.
A capacitação também teve participação de Maria Luíza Neves Sales Garcia, da Secretaria de Transportes e Trânsito – Cidade Mirim, que abordou o tema “Educação para o Trânsito”; e de Marcela de Castro Vaz Augusto, da Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI), que falou sobre acidente aéreo e segurança viária.
Os agentes comunitários de saúde participaram ainda da formação ministrada pelo médico de tráfego da rede municipal de Saúde, Henrique Shimabokuro, que explicou a biomecânica dos acidentes, o comportamento humano para a gravidade deles, os danos causados de acordo com a velocidade do veículo e os perigos do uso do celular ao dirigir, entre outros assuntos.
Os profissionais de saúde ainda foram capacitados para aplicar um questionário com a população, a fim de identificar problemas viários e adoecimentos relacionados aos acidentes de tráfego, e devem somar esforços na Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro. A proposta é que eles se juntem aos agentes de trânsito para levar ações de prevenção de acidentes e de segurança viária aos principais cruzamentos da cidade nesse período.