A Saúde do município foi tema na tarde desta quarta-feira durante as audiências públicas referentes à Lei de Diretrizes Orçamentárias 2014. O vice-prefeito e secretário da pasta, Carlos Derman, foi sabatinado pelos vereadores e público presentes ao encontro. Ele foi acompanhado da secretária adjunta, Teresa Pinho de Almeida Tashiro, e do gestor do Departamento Administrativo e Financeiro da Saúde, Silvio Jorge de Oliveira.
Diferentemente de seus colegas do Executivo municipal, Derman fez uma exposição de projetos da Secretaria sem apresentar números. "Gostaria agora de descrever nossos projetos, deixando os números da parte financeira para o futuro, quando da apresentação do Projeto de Lei do Plano Plurianual", justificou.
Derman comentou que a construção de equipamentos, como UBSs, UPAs e hospitais é uma prioridade. "Temos, no entanto, algumas restrições para realizar tudo o que necessitamos, principalmente na parte financeira, que deve acompanhar os gastos da Prefeitura como um todo", explicou o secretário. "Vamos entregar em 2014 duas UBSs, já começamos a construção e reforma de diversos equipamentos, finalizando na medida das possibilidades."
De qualquer forma, os investimentos na Saúde do município buscam melhorar o acesso aos serviços médicos, a eficiência do atendimento de urgência, a promoção da saúde e a prevenção de doenças, os cuidados com os doentes crônicos, a atenção básica, o aumento dos programas de Saúde da Família, além da contratação de mais médicos, diretamente ou por concurso público, e do aumento da remuneração dos profissionais envolvidos. "Vamos dividir a cidade em 18 distritos, incentivando a população a participar de assembleias locais para apresentar suas reivindicações e sugestões em Saúde", comentou o secretário Derman.