Artigos

Proteção Animal – A causa ganha apoio fundamental

Protetores de animais de Guarulhos, que lutam arduamente em defesa de nossos bichos, muitas vezes enfrentando situações dramáticas e frustrantes em seu abnegado trabalho de protegê-los do abandono ou dos maus tratos, em breve deverão ter bons motivos para comemorar.


 


Acompanhado de vários protetores independentes, tive oportunidade de levar ao prefeito Sebastião Almeida um rol de propostas tiradas em um seminário que realizei em novembro, como a criação de uma coordenadoria municipal de proteção animal; a montagem de um ônibus “castramóvel” para esterilizações volantes; a criação de centros de proteção e adoção de animais vítimas de maus tratos: a implantação de uma delegacia especializada e um curso para a GCM Ambiental de proteção animal.


 


Demonstrando apreço e preocupação pelo tema, Almeida nos deu sinal verde, demonstrando que acolherá essas propostas em seu programa de governo para a próxima gestão.


 


O ex-prefeito Elói Pietá construiu um Centro de Zoonoses amplo e moderno, que se tornou referência do movimento de proteção animal do Estado e até do Brasil, realizando registro e chipagem dos bichos, castrações coletivas, elaborando cartilhas para as crianças nas escolas e introduzindo a feira de adoções. Tudo muito positivo e digno de elogios à época. Mas hoje precisamos dar um passo adiante nesta causa. A cidade cresceu muito, e sua verticalização nos vários condomínios e edifícios trouxe junto mais animais abandonados por donos insensíveis, que se recusam a levá-los para suas novas residências; outros, porém, são impedidos de ter seus bichos pelas regras do condomínio.


 


A criação de uma Coordenadoria Municipal de Proteção Animal permitirá que a cidade comece a discutir políticas públicas, como a massificação das castrações e registros, campanhas de conscientização contra maus tratos e abandono, educação para a proteção animal nas escolas infantis e centros de adoção, entre outras iniciativas.


 


Separar o trabalho e o enfoque sanitarista do Centro de Zoonoses de uma Coordenadoria com ações mais humanitárias e conscientizadoras, que envolvem a proteção animal, parece ser o caminho mais natural dentro de uma gestão moderna e ambientalmente sustentável.


 


Oxalá, em 2013, possamos celebrar de fato bons ventos para essa causa e seus defensores.


 


José Luiz Guimarães


Vereador (PT) e líder do Governo na Câmara Municipal


Escreve às quintas-feiras

Posso ajudar?