Cidades

Proteção e diversidade são abordadas em Conferência da Criança e do Adolescente

Um público formado por jovens, representantes de entidades sociais, membros do Legislativo Municipal, conselheiros tutelares, servidores, entre outros, participou nesta terça-feira (27), no Teatro Adamastor Centro, da abertura da 10ª Conferência Convencional Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que tem como tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências”. Apresentação de dança do grupo “O Clone”, palestra e a votação do regimento interno marcaram o primeiro dia da Conferência, que prossegue nesta quarta-feira, das 8h às 17h, no mesmo local.
 
O secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, destacou a importância do encontro. “O evento é de suma importância porque discutirá propostas tiradas da Conferência Lúdicas e para que coloquemos em prática as propostas que fomentarão as políticas públicas para este segmento”, afirmou Alex.
 
Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Everaldo Barboza dos Santos, a Conferência é um instrumento prático da democracia participativa. “Ouvimos o cidadão, a sociedade civil para que coloquem sua voz, suas propostas. Os atores principais são os adolescentes e crianças”, disse Everaldo.
 
Já o filósofo e bacharel em Relações Internacionais e ex-presidente do Conanda – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fábio Paes, ministrou a palestra “Proteção Integral e Enfrentamento às Violências”. “Hoje morrem 29 crianças por dia no país. O sistema de garantias como existe, está esgotado. Temos que trazer novas perspectivas de mobilização de pessoas como os coletivos de mulheres, de negros, de cultura, entre outros, e novas experiências para dialogar com a realidade drástica atual”, disse Fábio, que é assessor da ONG Aldeias Infantis SOS.
 
Serviço
10ª Conferência Convencional Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Dia 28 (quarta-feira), das 8h às 17h
Local: Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo)
 

Posso ajudar?