A intenção de compras do paulistano no comércio eletrônico caiu no quarto trimestre de 2014 na comparação com o mesmo período de 2013, segundo levantamento do Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar/Fia). Pesquisa com consumidores da cidade de São Paulo indica que 85,5% das pessoas têm intenção de comprar um bem durável pela internet entre outubro e dezembro, número 4,8 pontos porcentuais inferior ante mesmo período do ano passado.
Já na comparação com o terceiro trimestre deste ano, houve aumento na intenção de compras. O porcentual de consumidores que desejavam comprar na internet entre julho e setembro era de 84,7%.
Os números de intenção de compras na internet são superiores ao do varejo físico. Nas lojas físicas, apenas 40,4% dos consumidores paulistanos têm intenção de comprar bens duráveis.
Para o presidente do conselho do Provar, Claudio Felisoni de Angelo, a intenção de consumo na internet tende a variar menos. Isso porque no Brasil o hábito de compras em lojas virtuais ainda é algo mais comum entre consumidores de renda mais alta e portanto menos impactado por efeitos macroeconômicos adversos.
Apesar da menor variação trimestre a trimestre, Felisoni identifica que o patamar de intenção de compras no comércio eletrônico está mais baixo do que em anos anteriores. O índice do quarto trimestre de 2014 é inferior aos de 2011, 2012 e 2013 para o período.